Santuário

Redentoristas participam do Encontro Nacional para o Jubileu 2025

Ir. Diego Joaquim, CSSR, representou a Arquidiocese de Goiânia e Pe. Sidney Martins, CSSR, o Santuário Basílica

Pe. Sidney Martins, CSSR, e Ir. Diego Joaquim, CSSR, ambos representando a comunidade redentorista, participaram do Encontro Nacional “Preparando o Jubileu 2025”. O evento aconteceu nos dias 29 e 30 e janeiro, na Casa Dom Luciano em Brasília (DF), sendo convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Cerca de 300 pessoas de diversos regionais e dioceses de todo o país participaram.

O tema escolhido pelo Papa Francisco, “Peregrinos da Esperança”, direciona o enfoque para a oração e o estudo dos documentos do Concílio Vaticano II durante a preparação para este Jubileu ordinário.

Arquidiocese de Goiânia

Ir. Diego Joaquim, CSSR, foi designado pelo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino, para representar a arquidiocese no encontro. Em suas palavras, ele destacou o tema da esperança como um desafio crucial para a humanidade pós-moderna, especialmente após a vivência da pandemia. Para ele, esse evento é uma oportunidade para compreender melhor a missão da comunidade-Igreja “em contribuir para a sociedade como um sinal de esperança e transcendência”.

O delegado também expressou importância das dioceses organizarem ações que permitam a cada fiel vivenciar esse tempo especial de graça, principalmente para aqueles que não puderem peregrinar a Roma. “O mais importante na celebração do Jubileu está na comunhão de um espírito de indulgência, de Deus conosco, e de cada um nós para com os irmãos e irmãs. Assim, os eventos devem nos motivar nessa direção”, comentou.

O Ir. Diego ressaltou que o Jubileu, celebrado a cada 25 anos, é uma oportunidade para falar ainda mais sobre a Salvação na ação pastoral. “O desejo do Santo Padre é que a compreensão do mistério da Salvação seja aprofundada, tocando a vida de cada indivíduo como um tempo de graça e conversão”, finalizou o delegado.

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

Pe. Sidney Martins, CSSR, prefeito de liturgia do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, também falou sobre os preparativos para o Jubileu. Segundo ele, o evento torna-se um ponto focal para a conexão entre a tradição espiritual e os anseios da comunidade católica.

“O tema inspirador proposto pelo Papa visa fortalecer a vivência do Jubileu, especialmente na dimensão da jornada pela esperança, identificando os peregrinos da esperança. Assim como inúmeras pessoas e devotos buscam o santuário em Roma, esse belo convite do Papa nos impulsiona a contribuir efetivamente para essa experiência única e enriquecedora”, expressou Pe. Sidney

Segundo o padre, o Jubileu desempenha um papel crucial ao auxiliar a igreja a redescobrir essa dimensão, renovando a esperança na certeza do amor do Pai Eterno, que incessantemente nos fortalece e abre nossos olhos para vislumbrar o novo que podemos construir. “É o amor do Pai que nos acompanha, é o amor do Pai Eterno que nos guia. Ouvindo sempre as palavras do Papa, é imperativo não permitirmos que a esperança nos seja roubada, pois todos somos filhos do Pai Eterno, possuímos o Seu amor que nos sustenta e nos dá a força necessária para seguir adiante”, finalizou.

Em novembro de 2023, o Papa Francisco convocou um encontro internacional reunindo reitores e funcionários envolvidos na Pastoral dos Santuários, realizado em Roma. Representando o Santuário Basílica do Pai Eterno, Pe. Sidney participou do evento.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno