Especial

Solidariedade é uma das missões da Igreja

O trabalho social é uma oportunidade para alcançar diversas famílias

Em sua missão evangelizadora anunciando a Boa-Nova da salvação a todos os povos, a Igreja tem também a missão social que visa a transformação da sociedade em mais justa e fraterna. A presença da Igreja nesse campo é histórica e cheia de realizações, com o compromisso de partilha e de trabalhos sociais. Nesse sentido atua a Cáritas Diocesana de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

A instituição atua há mais de 20 anos disponibilizando refeições nutritivas, compartilhando momentos de troca, alegria e de conversas sinceras. É uma ação que acolhe um dos maiores ensinamentos de Deus: o amor ao próximo. A assistida Maria Ângela frequenta o projeto desde o início. Segundo ela, “tinha 18 anos quando comecei a frequentar. É aqui que eu me alimento, além de receber ajuda com documentação, roupa e família. Passou a ser minha segunda casa”, conta Maria.

A assistida se encontra em situação de rua, ela pernoita na rodoviária da cidade. O seu sustento é retirado da reciclagem. O trabalho realizado pela Cáritas é o que disponibiliza a alimentação e higiene pessoal para Maria. Para o presidente da Casa da Solidariedade, padre Felix Poschenreithner, todo o trabalho é feito de forma humana. “Atendemos homens e mulheres, pessoas em situação de rua, algo que aumenta a cada dia. Na casa, elas contam com refeição, podem lavar as roupas e tomar banho. Por dia, são em média 130 pessoas atendidas”, explica o padre. Para atender esse alto número de pessoas, a Casa da Solidariedade conta com doações de pessoas caridosas.

O saudoso Papa João Paulo II, em seu magistério social, já ressaltava que o trabalho “é a chave essencial de toda a questão social”. Seria como o ponto de partida para que ataquemos o problema, seja do desemprego em si, seja da pobreza, da baixa escolaridade, ou até mesmo da digna moradia. Neste sentido, o Santo Padre fazia referência ao trabalho como sendo um constitutivo da própria pessoa humana.

Sempre é interessante recordar que os trabalhos sociais desenvolvidos pela Igreja Católica são para as pessoas que necessitam, sem distinguir credo, ideologia, situação social ou cultural. É a missão de Jesus Cristo junto a todos, recordando o Amor do Divino Pai Eterno presente no mundo.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno