Especial

Quaresma: a importância de rezar a Via-Sacra neste tempo

Oportunidade para aproximar-se ainda mais do sacrifício de Jesus

A Igreja Católica vive a 5ª semana da Quaresma. Para este tempo, a oração da Via-Sacra é uma forma piedosa de relembrar o caminho doloroso percorrido por Jesus Cristo. Somente Ele é a centralidade da fé cristã, o Filho de Deus que veio ao mundo para salvar. Em Jesus, Deus oferece a sua Salvação para a humanidade.

Segundo o Papa Francisco, deveríamos rezar a Via-Sacra porque: “primeiro, ela nos ajuda a colocar a nossa confiança em Deus; segundo, ela nos mostra nosso lugar na história; terceiro, nos recorda que Jesus sofre conosco; quarto, nos convida à ação; quinto, nos ajuda a tomar uma decisão a favor de (ou contra) Jesus”.

A oração da Via-Sacra é feita de modo humilde e piedoso. Consiste em percorrer mental ou fisicamente o caminho que Jesus percorreu carregando a cruz até o local da crucificação. É uma oportunidade para os fiéis refletirem sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Ao percorrer as 14 estações que compõem esse trajeto, mergulhamos em profunda meditação sobre a condenação, a dor, o sofrimento e o amor infinito do Filho de Deus.

Essa prática cristã é uma oportunidade para cada um aproximar-se ainda mais do sacrifício de Jesus e, assim, fortalecer a fé e renovar o compromisso com os ensinamentos que Ele deixou. É uma jornada de oração, penitência e esperança, em que cada um oferece as próprias dificuldades e sofrimentos ao Senhor, em união com Seu sofrimento na cruz.

As estações da Via-Sacra são assim descritas:

I – Jesus é condenado à morte
II – Jesus carrega a Cruz às costas
III – Jesus cai pela primeira vez
IV – Encontro de Jesus com sua mãe
V – Simão Cirineu ajuda a Jesus a carregar a Cruz
VI – Verônica enxuga o rosto de Jesus
VII – Jesus cai pela segunda vez
VIII – Jesus consola as filhas de Jerusalém
IX – Jesus cai pela terceira vez
X – Jesus é despojado de suas vestes
XI – Jesus é pregado na Cruz
XII – Jesus morre na Cruz
XIII – Jesus é descido da Cruz
XIV – Jesus é sepultado

Que a Via-Sacra seja uma oportunidade de renovar a fé, de aproximar-se do mistério da Cruz, de encontrar forças para superar as dificuldades e de viver plenamente a alegria da Ressurreição.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno