Especial

Seja um voluntário presencial ou remoto

O que importa é estar a serviço do Senhor

Aquele que se compromete com um trabalho ou assume a responsabilidade de uma tarefa sem ter a obrigação de fazê-la; esse é o voluntário. Dessa forma, é possível contribuir com o próximo por meio das ações realizadas pela Igreja em todo o mundo.

Um bom exemplo de voluntariado é a Fundação Pontifícia ACN. De acordo com Tatianna Porto, da comunicação da ACN, “somos uma grande ponte de amor, pois ligamos quem pode ajudar àqueles que necessitam de ajuda. E o voluntariado é quem ajuda a construir essa ponte”.

Para construir esse caminho de unidade, os voluntários podem atuar de forma presencial ou remota. A sede da ACN fica em São Paulo, no bairro Vila Mariana. No local, as atividades acontecem presencialmente, com ações administrativas em eventos e orações. Já de forma remota, os voluntários realizam chamadas para os benfeitores.

A ACN trabalha em três áreas em que as pessoas podem contribuir de maneira voluntária: ajudando com informação, oferecendo orações e realizando ações concretas. Dessa forma, todos podem participar. Tatianna explica: “Esta é a nossa missão: informar sobre como e onde a Igreja sofre. Rezar é, sobretudo, o centro das nossas atividades e ações concretas”.

Os voluntários envolvidos na área de informações recebem listas de transmissão via WhatsApp para as necessidades de oração, conflitos ou de cristãos que vivem em situação de perseguição religiosa. Hoje, a ACN contribui em mais de cinco mil projetos espalhados por 140 países. Se você deseja contribuir com aqueles que precisam, acesse o site da ACN.

O mundo carece de solidariedade
O voluntariado é uma ação que ajuda tanto o próximo quanto a si mesmo. Ser um voluntário envolve disponibilidade, dedicação, altruísmo, boa vontade e motivação. É um ato de solidariedade que gera diversos benefícios para quem o pratica. Como conhecer pessoas, aprender e ensinar algo novo diariamente, mudar o mundo e compartilhar o amor.

Segundo o Papa Francisco, “ser um voluntário solidário é uma escolha que nos torna livres; torna-nos abertos às necessidades dos outros, às exigências da justiça, à defesa dos pobres, ao cuidado da criação.

É ser artesãos de misericórdia: com as mãos, com os olhos, com o ouvido atento, com a proximidade. E ser voluntário é trabalhar com as pessoas a quem se serve. Não só para o povo, mas também com o povo. Trabalhar com pessoas”.

Razões para ser um voluntário

  • É uma oportunidade de aprendizagem de como se deve agir num determinado contexto e permite saber como funciona determinada organização;
  • Possibilita alargar a rede de contatos pessoais e profissionais;
  • Significa ter mentores formais e informais e isso implica, necessariamente, ganhar novas perspectivas sobre tarefas ou grupos específicos;
  • É uma oportunidade de desenvolver a capacidade de comunicação e o conhecimento sobre diferentes contextos;
  • Permite aumentar o autoconhecimento, no sentido que o voluntário experimenta novas tarefas, desempenha novos papéis, e percebe o que o inspira e motiva a continuar, ou não;
  • Finalmente, o voluntariado certamente torna as pessoas mais felizes, pois como diz a Bíblia em Atos 20,35: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno