Devoção

A Liturgia durante os dias da Romaria 2016

Pe. Marcelino fala sobre o tema e os subtemas que serão tratados durante as celebrações da Festa de Trindade.

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_06_13_002O quadro Entrevista exibido no Programa Pai Eterno desta terça-feira, 13, abordou a Liturgia na Romaria 2016. Neste ano, a Festa em comunhão com a Igreja de todo o mundo, está no clima da Misericórdia de Deus. O bate-papo foi com o Pe. Marcelino Ferreira, prefeito do Santuário Basílica de Trindade, em Goiás (GO). (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: Sabemos que o tema da Romaria deste ano é “O Pai Eterno é Misericordioso”, e nos dias de Romaria serão trabalhados alguns subtemas. Como isso acontecerá na Liturgia durante os dias dessa grande Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno?

Pe. Marcelino Ferreira: Iremos trabalhar os subtemas a partir dos elementos básicos da fé cristã. Partimos do Pai, do Filho e do Espírito Santo, passando assim por sacramentos da Igreja, a família, vamos também falar sobre a caridade e no último dia vamos refletir sobre Maria. Então, esses temas vêm para nos ajudar a refletir sobre a misericórdia de Deus, passando assim por esses elementos da vida cristã, sabendo que a base central de tudo é Deus Pai, que nos criou à Sua imagem e semelhança. Dentro desse contexto, nós vamos olhar a misericórdia do Pai, que continua eternamente sendo derramada sobre cada um de nós.

Talíta Carvalho: Padre, qual é o objetivo da Igreja ao trabalhar esses subtemas? E como os cristãos, que vieram para a Romaria, ou aqueles que a acompanharem pelos meios de comunicação, podem vivenciar esses subtemas?

DESTAQUE_ENTREVISTA_2016_06_13_003Pe. Marcelino Ferreira: Esses subtemas propostos para cada um de nós aqui na Romaria do Divino Pai Eterno consequentemente também são um caminho proposto para a vida cristã. Lógico, que o romeiro saindo daqui do Santuário, depois da Romaria, ele vai vivenciar todos esses momentos trabalhados nas pregações e na missa, agora no seu dia a dia, lá na sua casa, com sua família, assim externalizando aquilo que recebeu como proposta da Romaria do Divino Pai Eterno.

Talíta Carvalho: Padre, qual é a mensagem que o cristão deve levar para casa após vivenciar os dias de Romaria?

Pe. Marcelino Ferreira: A partir de tudo olhar Deus como misericórdia. Este é o tema proposto pelo ano jubilar, extraordinário pelo Ano da Misericórdia e proposto pelo Papa Francisco. Devemos nos entusiasmar e deixar Deus fazer, realizar aquilo que Ele sempre quis em sua infinita misericórdia que foi colocar o ser humano diante do seu amor, de sua pessoa e sempre olhar o ser humano como aquele que sempre está disposto a receber as graças deste Deus que é criador.

O Programa Pai Eterno vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store