Catequese

Você sabe qual é sentido da imposição das mãos na Igreja?

O gesto é repetido em missas e celebrações por religiosos e cristãos.

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_12_02_002Nas missas e celebrações as mãos são muito importantes tanto para quem recebe como para quem concede a bênção. O quadro “Você Sabia?”, exibido no Programa Pai Eterno desta quinta-feira, 1º de dezembro o Missionário Redentorista, Pe. Nildo Barbosa da Silva, falou sobre o significado da imposição das mãos na Igreja Católica. (Assista ao vídeo abaixo)

Estender as mãos sobre a cabeça de um fiel é um gesto muito comum feito pelos religiosos. Isso pode acontecer durante um Batizado, Crisma, na celebração do Matrimônio e em vários outros momentos. A imposição das mãos é um dos gestos mais repetidos na celebração sacramental cristã.

Veja também:

DESTAQUE_VOCE_SABIA_2016_12_001_001A Bíblia usa esse gesto simbólico, de impor as mãos, com algo que significa a transmissão de poderes ou de bênçãos. O gesto é utilizado por religiosos, mas também por fiéis. “Aquele que tinha as mãos sobre a cabeça, as mãos impostas, estava apto para falar em nome de Deus. No sentido de imposição, nós pedimos que toda bênção caia sobre a pessoa que se encontra debaixo das mãos”, afirmou Pe. Nildo.

Na Liturgia, os gestos no geral estão modelados segundo o próprio Cristo os usou. E a imposição das mãos aparece como uma súplica ao Espírito Santo. “Uma coisa é a imposição da mão do padre, do bispo, e do cristão leigo, que também pode abençoar. Todo cristão batizado é um homem ou uma mulher consagrado a Deus. E todo consagrado pode abençoar”, concluiu o padre.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store