Devoção

Carreiros de Vianópolis chegam a Trindade no primeiro dia de Romaria

Após percorrerem 210 km durante oito dias na estrada, eles se emocionaram com a missão cumprida

Uma comitiva de mais de 50 carreiros e nove carros de boi chegaram no pátio do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno no início da tarde desta sexta-feira, 23, primeiro dia da Romaria do Divino Pai Eterno 2017. No total, eles percorreram 210 km, durante oito dias na estrada.

O carreiro Sérgio Antônio de Oliveira falou da satisfação e emoção ao chegar à Capital da Fé de Goiás em mais um ano. “Essa é a 11ª romaria que fazemos de carros de boi. As pessoas nos recebem muito bem na estrada, mas mesmo assim passamos muitas dificuldades na estrada. Não é fácil ficar todos esses dias fora de casa”, comentou.

Sérgio Antônio disse ainda que a tradição veio de família e que para ele há um ano e meio tem mais um motivo especial que o incentiva para participar da Romaria. “Minha filha, Maria Sílvia, é a carreira mais nova do grupo. Minha esposa veio grávida, depois ela já veio com seis meses e agora ela já está com um ano e meio. Sou muito feliz por isso”, disse.

Para a esposa, Lorena Ribeiro Lima, a filha cresce sob as bênçãos do Pai Eterno. “Eu e o pai dela vamos educa-la na fé. Ela vem na Romaria desde quando ainda estava na minha barriga. A juventude de hoje em dia não quer muito saber de religião e igreja, mas a Maria vai crescer nessa tradição e com certeza será mais uma devota, uma romeira”, disse.

O oposto da pequena carreira é carreiro Ataíde Lorenço dos Reis. Aos 72 anos, ele é o carreiro mais velho do grupo. “Eu fui batizado aqui em Trindade. Venho na Romaria desde criança. Então, é um costume que faz parte da minha vida. Não tenho nem palavras para descrever a emoção que é chegar aqui todos os anos. Realmente temos muitos motivos para agradecer ao Pai Eterno”, afirmou.

Quem também chegou com a comitiva foi a rainha dos carreiros de 2016, Isabela do Carmo Souza Oliveira, 11 anos. Neste ano, ela passará a faixa para outra carreira, e disse o quanto se sente orgulhosa por isso. “Meu avô passou a tradição da romaria de carro de boi para o meu pai e ele passou para mim. Eu gosto muito, me divirto com toda a família reunida. É muito bom!”, afirmou.

Os carreiros vão aos poucos chegando à Capital da Fé e se preparam para o tradicional Desfile dos Carreiros, que está na programação da próxima quinta-feira, 29, às 9h, na Praça da Matriz. No dia 1º de junho, o pátio do Santuário Basílica fica lotado para a Missa dos Carreiros, celebrada no altar externo, às 17h30.

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno




Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store