Devoção

Novena de Natal celebra Jubileu de Ouro

Pe. Paulo Júnior Silva Leão fala sobre a importância de rezar com a família neste período de renovação.

Este ano a Igreja celebra a abertura do Jubileu de Ouro na Novena de Natal em Família, que completa 50 anos em 2018. O Programa Pai Eterno desta segunda-feira, 6, exibiu entrevista com o Missionário Redentorista Pe. Paulo Júnior Silva Leão sobre o tema e ele destacou a importância da oração e estudo da Bíblia com a família. (Assista ao vídeo abaixo)

Talíta Carvalho: O que é a Novena de Natal? Qual o seu propósito?

Pe. Paulo Júnior Silva Leão: Ela é um importante subsídio que ajuda as famílias a se reunirem neste momento tão interessante, que é o Natal, o momento mais aconchegante, que as pessoas se sentem mais afetuosas e assim possam, de fato, refletir esse acontecimento em nossa vida.

Talíta Carvalho: Como surgiu essa Novena e por que ela é tão importante?

Pe. Paulo Júnior Silva Leão: Ela surge como um apelo do Conselho Vaticano Segundo, que vem com a proposta de trazer a leitura da Bíblia para as famílias, que as famílias possam ter acesso e aqui, nós estamos fazendo essa exposição, um breve histórico, justamente para suscitar entre os nossos, muitos deles que fizeram parte, fomentaram nas paróquias onde eles passaram e também fizeram parte da escrita dessas novenas, dos textos que eram feitos. Então, colocamos como proposta para eles fazem um breve histórico para que possam nos ajudar, a partir de agora, a escrever essa bonita história que completa 50 anos no ano que vem.

Talíta Carvalho: Padre, e como foi a evolução ao longo de todos esses anos?

Pe. Paulo Júnior Silva Leão: Ela começou bem simples. Inclusive, alguns dos relatos que nós encontramos, um dos primeiros que escreveram era feito em mimeógrafo, eram folhas, depois ela foi ganhando uma substância maior com relação a questão de um livro mesmo.

Talíta Carvalho: O início do Jubileu aconteceu em agosto, são 49 edições e ano que vem o aniversário de 50 anos, não é mesmo?

Pe. Paulo Júnior Silva Leão: Isso. Nós até fizemos um selo promocional, estamos provendo neste ano uma ideia para chamar a atenção das pessoas, das famílias de que o Natal não deve ser celebrado somente no dia 25, no mês de dezembro, mas que ele possa ser celebrado o ano inteiro.

Talíta Carvalho: Essa Novena de Natal é mais uma oportunidade para estar em comunhão com Deus, em oração junto à família?

Pe. Paulo Júnior Silva Leão: Sem dúvidas. É uma oportunidade para debruçar sobre esse mistério, que foi o da encarnação e também assim poder compreender melhor a história da salvação, que é Deus que está conosco, que vem ao nosso encontro. É uma oportunidade única para que as famílias possam de fato se unirem mais em torno da mesa da Palavra.

O Programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, com reapresentação às 10h45. Você pode acompanhar todas as edições pelo Canal Pai Eterno, no YouTube, e também assistir pelo portal paieterno.com.br, na página do Programa Pai Eterno.

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS






Baixe o aplicativo Pai Eterno

Google Play
App Store