Andamento

Testes de concretagem garantem a segurança da estrutura

Concreto só é utilizado na obra após a comprovação da qualidade exigida

Você sabia que o concreto usado em construções precisar passar por vários testes antes de ser usado? Na obra do Novo Santuário, não é diferente. O processo é rigoroso e passa por importantes fases para confirmar se o material é adequado para os pilares e as vigas. 

São realizados procedimentos com o concreto ainda fresco para garantir que todo processo seja perfeito. Um dos passos é enviar para o laboratório uma amostra de cada caminhão para validação do concreto. Ele só é utilizado após  a comprovação da característica ideal exigida.

Curiosidade

Um detalhe sobre a concretagem que é novidade para quem não trabalha com construção é que o concreto não se trata de cimento. Ele é composto por vários materiais e o cimento é apenas um deles. É o que explica o engenheiro responsável pela obra, Marcos Vinícius Martins Rezende.

Ele pontua que, de forma geral, a receita do concreto inclui: água, cimento, brita, areia, aditivos para fluidez e maleabilidade do concreto para moldá-lo de acordo com as necessidades do projeto. Mas, não é uma receita simples.

“Há toda uma ciência por trás da produção do concreto utilizado no complexo religioso, pois é um local que vai receber milhares de pessoas em um só dia. Avaliamos as características de resistência do concreto, esforços de carregamento, fadiga e qual deve ser a composição dele para atender o objetivo. Enfim, tudo é feito com muito estudo”, destaca.

Por uma questão de logística, no canteiro de obras há uma usina para otimizar o trabalho de produção do concreto. “Devido ao grande volume diário que utilizamos  e o fato de não ter uma usina deste tipo próxima à obra, nós temos uma usina no local. Além disso, o material exige um controle de qualidade maior. Ele não é usual, é diferenciado e precisa ser elaborado com muita atenção”, conclui Marcos Vinícius.

Leia Mais:

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno