Especial

Agosto, Mês das Vocações, celebra o chamado do Pai Eterno

Saiba quais são os chamados vocacionais e peça a Deus para mostrá-los no seu coração

O mês de agosto é muito especial para os católicos, pois são 31 dias em que as igrejas no Brasil intercedem pelas vocações. No caminho de fé dentro do catolicismo, as pessoas podem se sentir chamadas em diversas missões, todas elas essenciais para o funcionamento da Igreja e o fortalecimento do Evangelho. As vocações podem ser: religiosa, matrimonial, vida consagrada e leiga.

Cada um tem no seu coração o chamado de Cristo, mas é preciso rezar e pedir discernimento do Espírito Santo para saber a maneira correta de cumprir a vontade do Pai. É uma longa caminhada que vamos fazendo na oração, no estudo, na escuta da Palavra de Deus, no diálogo, na orientação espiritual. Assim, percebermos, de fato, qual é a opção a se fazer.

Como agir?

E como um cristão deve agir diante de um chamado de Deus para alguma missão? Sobre isso, o religioso destaca que devemos dar a resposta que Maria deu. Quando recebeu o chamado de Deus, no Evangelho São Lucas, ela ficou perturbada, mas dá um sinal dizendo: “Já que o Senhor me chama, confia em mim, então, eis-me aqui. Eu sou serva”.

“Então, a nossa resposta diante do chamando é dar o nosso sim a Deus, sabendo que a nossa vida, limites e imperfeições podem ser moldados pela graça do Pai”, acrescenta o sacerdote.

Pe. Walmir Garcia conclui com uma orientação: “Eu sempre gosto de dizer às pessoas que Deus nos chama por meio de acontecimentos, até de desgraças e calamidades que acontecem no mundo. Assim somos despertados. Eu digo para que todos estejam atentos, vigilantes, com os olhos da fé abertos”.

História

O Mês Vocacional começou a ser celebrado no ano de 1981, quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (1981) instituiu a data na sua 19ª Assembleia Geral. O objetivo maior de rezar pelas vocações é conscientizar as comunidades da responsabilidade do processo vocacional.

Durante todo o mês de agosto, a cada domingo, as celebrações serão dedicadas a uma determinada vocação. No primeiro, celebra-se sacerdócio e os ministérios ordenados; no segundo, o matrimônio juntamente com a semana da Família; no terceiro, a vida consagrada, e por fim, no quarto, a vocação dos Leigos.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

MATÉRIAS RELACIONADAS



Faça parte desta família

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno