Especial

Como a espiritualidade pode ajudar no controle do estresse?

Ela pode ser uma grande aliada neste processo, proporcionando a busca pelo autoconhecimento e a conexão com Deus

Correria do dia a dia, pressão no trabalho, problemas familiares. Tudo isso são realidades enfrentadas por muitas pessoas e, consequentemente, ocasionam o aumento do estresse. Saber lidar com tais situações não é uma tarefa fácil, já que exige principalmente o controle emocional. Além do apoio psicológico, há outra grande aliada neste processo: a espiritualidade, marcada pela busca do autoconhecimento e da conexão com Deus.

É o que destaca o Pe. Marcelo José Monteiro Costa, da Associação dos Psicólogos Católicos da Arquidiocese de Niterói (RJ). Segundo ele, principalmente neste período de pandemia, as pessoas estão mais estressadas, ansiosas e depressivas. Diante disso, ele reforça a importância de buscarmos forças para lidar com tais problemas e procurarmos a solução daquilo que não está resolvido dentro de nós.

“O estresse é a forma do corpo dizer que está no limite, mas também algo que aponta para uma modificação. É uma reação que dificulta o encontro pessoal com Jesus, visto que as preocupações tiram a paz interior e dificultam a intimidade com Deus. Se eu não tenho esse encontro, como vou ter uma direção? Por isso, é preciso exercitar o autoconhecimento e buscar a Deus para mudar aquilo que nos adoece” reflete o religioso.

Meditação da Palavra

Como exemplo desta busca, o sacerdote cita Mateus 6,33: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês”. É justamente isso que ele nos sugere: buscar e meditar, de fato, a Palavra de Deus, já que, segundo ele, muitas vezes fazemos isso da boca para fora.

“Sempre que terminarmos a nossa oração, precisamos refletir se realmente tivemos um encontro com o Senhor e se aquilo nos trouxe paz. A Palavra nos dá o conforto, tem o poder de ir no coração e nos dar forças. Jesus deu autoridade para cada um de nós, e precisamos usá-la. Converse com Ele, com Maria, com seu Anjo da Guarda. Reserve um momento para você. Exercitemos nosso amor próprio. Primeiro, precisamos cuidar de nós mesmos para depois conseguirmos cuidar dos outros”, aconselha Pe. Marcelo José Monteiro Costa.

Confira, abaixo, a entrevista do religioso ao Programa Pai Eterno:


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
2 Cometários
  • João Pedro Taveira de Ferreira
    8/2/2022 - 13:36:22

    Orar e meditar na palavra do Senhor. Exercício diário na busca de sabedoria. Procuro silenciar, em alguns momentos do meu dia, para refletir sobre o que sinto no meu coração à luz do Evangelho. Sinto que cultivar a Fé me torna mais cristão e uma pessoa melhor.

  • Marcelo José
    2/8/2022 - 21:05:45

    A importância da espiritualidade em nossa vida Cristã é do autoconhecimento que nos favorece uma melhor qualidade de vida.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno