Especial

Papa nomeia dois brasileiros como cardeais

Entre os novos cardeais, estão o Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, e o Arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner

FOTO: Reprodução I vatican.va

No sábado (27), no Vaticano, o Papa Francisco presidiu o oitavo Consistório de seu pontificado, criando 20 novos cardeais. Entre eles, estão os brasileiros Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, e o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner.

Eles passam a ser os principais conselheiros do pontífice e administradores do Vaticano e ao redor do mundo. Ambos têm menos de 80 anos, portanto podem integrar o colégio eleitoral que escolherá o próximo papa. O Papa Francisco escolheu 83 dos 132 cardeais eleitores, cerca de 63% do grupo.

O grupo dos novos cardeais conta com 16 pessoas com menos de 80 anos de idade, portanto, eleitores em um futuro conclave, e quatro não eleitores, por terem ultrapassado o limite de idade. Essas métricas foram estabelecidas pelo papa São Paulo VI, em 1970. Definiu também o limite de 120 eleitores.

O Consistório Ordinário Público foi realizado na Basílica de São Pedro, e pode ser visto na página da Santa Sé.

Quem são Dom Leonardo e Dom Paulo

Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu em 6 de novembro de 1950 em Forquilhinha, Santa Catarina. Será o primeiro cardeal da região amazônica. Ele ingressou na Ordem dos Frades Menores (OFM) em 1972, estudou Filosofia e Teologia nos Franciscanos de Petrópolis e foi ordenado sacerdote em 21 de janeiro de 1978.

Dom Leonardo é bacharel em Filosofia e Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Lorena e teve Licenciatura e Doutoramento em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma.  Em 2 de fevereiro de 2005 foi nomeado bispo para Prelazia de São Félix do Araguaia (MT).  Entre 2011 e 2019, Dom Leonardo ocupou o cargo de Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em 27 de novembro de 2019, o Papa Francisco o nomeou arcebispo de Manaus e, em abril de 2022, foi escolhido como presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia pela CNBB.

Dom Paulo Cezar Costa nasceu em 20 de julho de 1967 em Valença, no Rio de Janeiro. Ele completou os estudos em Filosofia no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e em Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Dom Paulo recebeu ordenação sacerdotal em 5 de dezembro de 1992, sendo encaminhado para a diocese de Valença. Ele foi diretor e professor do departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro entre 2007 e 2010 e diretor do Instituto Paulo VI de Filosofia e Teologia de Nova Iguaçu entre 2006 e 2010.

O religioso é, atualmente, integrante do grupo de bispos consultivos do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), presidente do Grupo de Análise de Conjuntura Eclesial da Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e responsável pelo Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB. Dom Paulo também é membro do Conselho Permanente da CNBB e da Pontifícia Comissão para América Latina.

Ele tomou posse como arcebispo de Brasília em 12 de dezembro de 2020, cargo escolhido pelo Papa Francisco em 21 de outubro daquele ano.

* Texto com informações da Reuters, Vatican News e do A12

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno