Especial

Segunda etapa da 59ª Assembleia Geral da CNBB

A Assembleia Geral da CNBB encerra nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP)

Dom Joaquim Giovani Mol

IMAGEM: TV Pai Eterno

Encerra nesta sexta-feira, dia 2 de setembro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida a segunda etapa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Com o objetivo de assegurar a votação de diversos assuntos, em especial, o tema central para aprofundamento – “Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”.

Ao explicar como funciona a etapa presencial, Dom Joaquim Giovani Mol da Arquidiocese de Belo Horizonte, informou que reunir trezentas pessoas para decidir sobre o mesmo assunto é uma dinâmica que precisa ser organizada com antecedência. Todos os temas são previamente definidos, indo ao plenário para a votação final.

Nesta segunda etapa, “é necessário chegar a uma clareza sobre os temas, fazer uma votação cuidadosamente, que se torna uma declaração da Igreja no Brasil, por meio da aprovação da grande maioria”, afirma Dom Joaquim. Ele ressalta ainda que, “todos os temas são construídos em comunhão com o Papa Francisco, em busca de colegialidade nas ações evangelizadoras da Igreja”.

O episcopado brasileiro está reunido desde a noite de domingo, dia 28 de agosto. Alguns dos bispos do Brasil não estiveram presentes na abertura por estarem em Roma, onde participaram do Consistório para a criação de novos cardeais. Entre eles, os dois novos cardeais do Brasil, arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar e arcebispo de Manaus, dom Leonardo Steiner.

Dom Paulo Cezar Costa, que chegou de Roma após ser nomeado cardeal pelo Papa Francisco, abordou que a comunicação é o caminho para realizar as missões. “Que o diálogo ajude a construirmos um Brasil mais justo, mais humano. Um Brasil mais a altura e grandeza do ser humano criado a imagem e semelhança de Deus. Quero ser um homem do diálogo”, afirmou.