Especial

Papa Francisco publica mensagem para o VI Dia Mundial Dos Pobres

Jesus Cristo fez-Se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9)

Imagem / Agência Santo Afonso

Neste domingo (13) é celebrado o VI Dia Mundial Dos Pobres. A celebração foi instituída pelo Papa Francisco em 2016, motivado pela pobreza vista, tanto material quanto espiritual, e pela necessidade de ajuda a essas pessoas. O

Este ano o texto bíblico escolhido para motivar a reflexão foi “Jesus Cristo fez-Se pobre por vós” (cf. 2 Cor 8, 9).  Mantendo o olhar fixo em Jesus, que, “sendo rico, Se fez pobre por vós, para vos enriquecer com a sua pobreza”.

Em mensagem para o VI Dia Mundial dos Pobres, Papa Francisco nos convida à reflexão sobre o nosso estilo de vida e as inúmeras pobrezas da hora atual.

“Há alguns meses, o mundo estava a sair da tempestade da pandemia, mostrando sinais de recuperação econômica que se esperava voltasse a trazer alívio a milhões de pessoas empobrecidas pela perda do emprego. Mas eis que uma nova catástrofe assomou ao horizonte, destinada a impor ao mundo um cenário diferente. (…) A guerra na Ucrânia veio juntar-se às guerras regionais que, nestes anos, têm produzido morte e destruição”, escreve.

Diante a tanto sofrimento, o Santo Papa nos convida a mantermos vivo “o apelo aos valores da liberdade, responsabilidade, fraternidade e solidariedade; e, como cristãos, encontremos sempre na caridade, na fé e na esperança o fundamento do nosso ser e da nossa atividade”.

O Papa ainda esclarece que a pobreza que mata é a miséria, filha da injustiça, da exploração, da violência e da iníqua distribuição dos recursos. “É a pobreza desesperada, sem futuro, porque é imposta pela cultura do descarte que não oferece perspectivas nem vias de saída. É a miséria que, enquanto constringe à condição de extrema indigência, afeta também a dimensão espiritual, que, apesar de muitas vezes ser transcurada, não é por isso que deixa de existir ou de contar”.

Por fim, encontrar os pobres, segundo o Papa, permite acabar com tantas ansiedades e medos inconsistentes, para atracar àquilo que verdadeiramente importa na vida e que ninguém nos pode roubar: o amor verdadeiro e gratuito. “Na realidade, os pobres, antes de ser objeto da nossa esmola, são sujeitos que ajudam a libertar-nos das armadilhas da inquietação e da superficialidade”.

Conheça a íntegra da mensagem

Mensagem do Santo Padre Francisco para o VI Dia Mundial dos Pobres


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno