Especial

ACN envia ajuda às vítimas do terremoto na Síria

Conheça a Fundação Pontifícia Ajuda Igreja que sofre

Reprodução: acn.org.br

A Fundação Pontifícia Ajuda Igreja que Sofre (ACN) está mobilizada em levar ajuda humanitária às vítimas do terremoto na Síria e na vizinha Turquia. A ação inclui doação de alimentos, cobertores, kits de higiene e reconstrução de moradias, para que as famílias retornem às suas casas o mais breve possível. Até o momento, o devastador terremoto matou mais de 20 mil pessoas.

De acordo com Rodrigo Arantes, que atua na Comunicação da ACN, assim que a fundação tomou conhecimento do terremoto, “no dia seguinte enviamos o responsável pelos projetos na Síria”. Uma das principais ações da igreja é ajudar o próximo, assim, “abrimos as portas da igreja para as pessoas que perderam suas casas, parentes, e que estavam feridos”, informou Rodrigo.

A ajuda inicial contou com remédios, alimentos, colchões e acolhimento. No entanto, o trabalho agora é ajudar as pessoas a voltarem para suas casas o mais rápido possível. Para que isso ocorra, é necessário que as casas sejam vistoriadas por engenheiros, para garantir que não há risco de desabamento.

A ACN também está em contato com o Comitê Conjunto de Alepo, órgão que representa todas as Igrejas, para ajudar a financiar um projeto para cobrir os custos de aluguel de casas para as famílias cujos prédios sofreram danos mais extensos, ou foram totalmente destruídos.

A Síria já enfrentava uma década de guerra, que junto com a pandemia e mais recentemente uma avassaladora crise financeira, agravaram a situação do país deixando a população em desespero. Devido a esses problemas, a ACN realizava trabalhos voluntários no país. Agora, com mais essa tragédia provocada pelo terremoto, as ações serão ainda mais intensificadas.

Atualmente, a ACN ajuda mais de 140 países. A ajuda imediata é “realizada por meio de parceiros, sem precisar tirar recursos de um país para outro”, explica o comunicador da ACN.

Sobre a organização

A ACN -Aid to the Church in Need em inglês- nasceu em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, quando o padre holandês Werenfried van Straaten viu a miséria em que viviam os alemães que permaneceram em sua pátria. Inquieto com a situação, escreveu um artigo desafiador, pregando o amor e a reconciliação aos que antes eram inimigos da Alemanha.

A ACN é a ponte que liga quem pode ajudar àqueles que precisam de ajuda. Os recursos que a ACN dispõe são frutos da generosidade individual dos benfeitores que, juntos, fazem um verdadeiro milagre da multiplicação, levando assim a dignidade e a esperança aos mais necessitados.

ACN no Brasil

O Brasil é um dos países mais ajudados pela ACN. Apesar do país não sofrer com perseguição religiosa, “muitos sofrem misérias. Como nos rincões do Amazonas e sertão do nordeste”, diz Rodrigo. Assim, os projetos auxiliados pela ACN são os mais variados possíveis no campo pastoral e humanitário, que vão desde o subsídio para a formação de seminaristas, padres e religiosas; material catequético; construção e reconstrução de igrejas e capelas; transporte para religiosos; recuperação de jovens dependentes químicos; barcos para missionários no Amazonas; alimento, medicamento e construção de escolas e casas.

 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno