Especial

O tempo da Quaresma

Período de preparação para a Páscoa

Reprodução / Shutterstock

Todo ano a igreja se une durante os quarenta dias da Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto. É o período de preparação para a Páscoa, com a purificação do coração. Momento de reflexão e realização de penitências.

São quarenta dias no qual os católicos realizam a preparação para a Páscoa, a mais importante festa do calendário litúrgico que celebra a Ressurreição de Cristo, base principal da fé cristã. A Quaresma é praticada por milhões de cristãos.

Esse período funciona como uma preparação espiritual. Iniciando na Quarta-feira de Cinzas e se encerra no Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa. Entre as ações de penitência, está a prática do jejum.

Alguns se abstêm de carne vermelha, outros deixam de consumir algum tipo de doce ou de usar redes sociais, por exemplo. As práticas de jejum são inúmeras e vão da escolha de cada indivíduo.

A Igreja Católica orienta seus fiéis a reforçarem ações de caridade durante a Quaresma, e muitos deles passam mais tempo fazendo leitura e meditação da Bíblia, além das orações.

Dicas para viver o período da Quaresma:

  • Intensifique a oração;
  • Faça algo por alguém;
  • Abra mão de alguma coisa;
  • Coloque em dia sua leitura espiritual;
  • Acompanhe assiduamente os eventos da sua igreja neste período.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
2 Cometários
  • Naura Salete Alves da Silva
    20/2/2023 - 17:04:57

    Gostei da mensagem.

  • Manoel Humberto Luis Moreira
    20/2/2023 - 21:13:38

    Neste período Quaresmal, impõe-se doarmo-nos em favor de irmãos e irmãs mais frasgilizados. No Brasil atual, com mais de 33 milhões de pessoas em situação de fome não podemos criar, bem tampouco, ser qualquer óbice às ações que visem a minimização deste grave problema social.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno