Especial

Quaresma é tempo de reconciliação com o Pai Eterno

Período de penitência, recolhimento e verdadeiro combate espiritual

Reprodução / freepik

O tempo de Quaresma ocorre até a quinta-feira da semana santa, dia em que se celebra a última ceia de Jesus Cristo com seus apóstolos. É o período de quarenta dias que antecede a maior festa do cristianismo: a ressurreição de Jesus comemorada no domingo da Páscoa. Esse tempo é especial, de purificação e renovação da vida cristã.

A Quaresma é tempo de reconciliação com o Divino Pai Eterno, de conversão. Neste período, os católicos são convidados a viver em comunhão não só com Deus, mas com os irmãos. Diante disso, a Igreja propõe três práticas penitenciais de grande importância, sendo oração, jejum e caridade.

De acordo com o Missionário Redentorista, Pe. Rafael Vieira, “o ato de rezar deve ser incessante. O jejum é uma prática espiritual que visa uma intimidade maior com o Pai Eterno, pois permite que os fiéis aprendam a renunciar as vontades do mundo. A caridade, por sua vez, é fruto da abstinência quaresmal. Momento de deixar ser tocado pela história e o sofrimento do outro e oferecer um olhar misericordioso”, explica o religioso.

São quarenta dias de preparação para a Páscoa do Senhor e esse período é a oportunidade para retirar do coração o ódio, o rancor, a inveja e os excessos que se opõem ao amor a Deus e aos irmãos. Em Trindade, Capital da Fé de Goiás, os cristãos podem viver esse tempo participando das celebrações no Santuário Basílica e se entregar por completo ao Pai.

Como viver a Quaresma

Durante a Quaresma vivemos um período de penitência, recolhimento e verdadeiro combate espiritual. É nela também que a renúncia a determinados alimentos, hábitos e a prática do jejum tornam-se fonte maior de purificação e demonstram a vontade de viver com intensidade este momento, a fim de escutar a Palavra de Deus e buscar a conversão.

Ao longo deste período, a Igreja propõe de fato que os fiéis façam uma penitência, algo de que se abstenham durante os 40 dias em prol da santificação, como uma mortificação em sinal de oração e súplica a Deus.

De acordo com a Doutrina Católica, por meio do jejum é possível se manter mais forte contra os pecados. A prática das penitências em geral tem o sentido de nos fortalecer, de nos trazer de volta a Deus, fazendo com que nos libertemos dos vícios, dos exageros e nos concentremos apenas Nele e na busca pela santidade, para um dia entrarmos na vida eterna. Veja algumas dicas para esses dias:

  • Alimentação: substituir a carne por peixe ou outro alimento, comer de forma modesta, suspender doces, refrigerantes ou guloseimas; reservar um dia para fazer um jejum total ou parcial.
  • Corporal: rezar alguma oração mais prolongada de joelhos, não usar elevadores ou escadas rolantes, deixar de usar o carro e pegar apenas transporte coletivo ou ainda descer do ônibus um ponto antes do necessário e andar a pé.
  • Moral: não reclamar, mas agradecer a Deus pelas adversidades, sorrir sempre mesmo em situações difíceis, moderar o uso das tecnologias e redes sociais, acordar mais cedo para rezar, falar bem das pessoas que se gostaria de criticar, dormir no horário mesmo sem vontade, doar tempo e trabalho a quem precisa.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Maria José Cipriano Nogueira
    23/2/2023 - 15:44:49

    Quaresma, tempo de perdão e solidariedade com os irmãos e irmãs.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno