Especial

6ª Semana Social Brasileira acontece em Brasília (DF)

Evento acontece de 1º a 3 de março, e discute as violações dos direitos humanos e da natureza

Reprodução / CNBB

De 1º a 3 de março, acontece a 6ª Semana Social Brasileira (SBB), na Casa de Encontro Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília (DF). O seminário nacional tem como tema “O Brasil que temos”, e assume o compromisso com novos valores e novas formas de convivência entre os seres humanos e com todos os seres da Terra.

O bispo de Brejo, no Maranhão e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Valdeci, explica que o evento é muito importante e “visa articular os movimentos populares em prol dos mais necessitados e da vida humana”.

A 6ª Semana Social Brasileira foi iniciada em 2020, com vários encontros sociais em todo o país atuando com o tema central “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”. Segundo Dom José, “dentro desta caminhada foi articulado um projeto popular do Brasil que queremos”. E o seminário é o resultado das muitas reuniões em busca da vida com dignidade.

Iniciativa

A 6ª Semana Social Brasileira é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, com o envolvimento ativo das pastorais sociais da Igreja Católica, dos movimentos populares do campo e da cidade, de organizações da sociedade civil, igrejas cristãs, povos indígenas e comunidades tradicionais.

O Mutirão é o caminho metodológico da 6ª Semana Social Brasileira, portanto, uma forma de convocar todos os cidadãos e cidadãs do Brasil ao engajamento concreto pela superação das desigualdades sociais existentes no país. Para alcançar esse objetivo a iniciativa terá como eixos transversais: a economia, a democracia e a soberania.

O evento traz também a inspiração do discurso do Papa Francisco no 2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em 2015, na Bolívia, quando afirmou: “A solução para os grandes problemas do mundo virá dos pequenos, dos excluídos, pois estes se movem com outra lógica de vida”.

Histórico da Semana Social Brasileira

É uma iniciativa que se realiza no Brasil desde 1991, inspirada na experiência da Igreja Católica na Europa, mais precisamente na França. Em todos os países onde acontece, a SSB integra a ação evangelizadora da Igreja. A França já celebrou o primeiro centenário da realização de Semanas Sociais. A Itália realizou a 48ª Semana Social em outubro de 2017 e prepara sua 49ª prevista para fevereiro de 2021.

No Brasil, a década de 1990 marcou a realização das Semanas Sociais Brasileiras (SSB), fruto de um rico processo de mobilização popular das décadas de 1970 e 1980. Nesse período nasceram e se fortaleceram as pastorais sociais que, junto com outros numerosos movimentos populares e organizações sociais, iniciaram o debate e a mobilização para construir o Projeto Popular para o Brasil.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Maria Antônia Coelho
    2/3/2023 - 09:13:44

    Estou agradecendo por três graças recebidas: O fim da pandemia que tirou as máscaras, as chegadas das minhas neta e bisnetas e pela minha saúde. Gostaria de pedir bênção a toda a minha família.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno