Especial

Igreja contra a fome no Norte e Nordeste do Brasil

Atenção dada pela Cáritas brasileira garante a segurança alimentar das famílias

Reprodução: caritas.org.br

Falar de fome causa inquietação em muitas pessoas, mas para parte dos nordestinos ela é uma dura realidade. O Nordeste é a região do Brasil onde o problema é mais grave, seguido pelo Norte do país. A Igreja Católica e seus organismos aparecem como um porto seguro para as famílias em necessidade.

O diretor-executivo da Cáritas brasileira, Carlos Humberto, explica que a instituição realiza a primeira assistência por meio da alimentação emergencial e em segundo plano realiza projetos na agricultura familiar. De acordo com Carlos, “atualmente atuamos em todo o país com 270 grupos familiares que produzem alimentos para gerar rendas”.

Entre as frentes de trabalho, aparece a ação “É tempo de cuidar”, que teve início em 2020, no auge da pandemia da Covid-19. O diretor-executivo explica que a ação é uma parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e muitos organismos vivos da Igreja.

“Atendendo em 2021, mais de 1 milhão de pessoas, com distribuição de 6 toneladas de alimentos, 405 mil kits de higiene e limpeza, e 410 mil kits de equipamentos de EPIs.

No Nordeste, a ação assume um importante papel de assistência social. A coordenadora colegiada da Cáritas Nordeste, Bruna Suianne, informa que a campanha “É tempo de Cuidar” teve um impacto muito grande na região Nordeste. “Levando assistência emergencial a tantas famílias durante a pandemia”, disse.

A campanha “É tempo de cuidar” permanece como suporte às famílias em situação de vulnerabilidade social. É a fome que aparece em todas as outras áreas de trabalho da Cáritas. “Atuamos com ações estruturantes que reforçam a segurança alimentar das famílias. Fortalecendo também a geração de rendas”, conta Bruna.

Além de suprir a fome de forma imediata, a proposta é que os assistidos possam gerir o próprio alimento. Uma cesta básica tem prazo de validade, por isso, a ação realiza o ensinamento agroecológico em que a família produz o seu sustento.

A ação da Cáritas atendeu também outros momentos de emergência, como as enchentes de 2022, em alguns estados brasileiros. “Na Bahia e Minas Gerais a Cáritas se fez presente, levando além das doações e um conforto amigo”, disse Carlos.

Na ação SOS Bahia e Minas foram atendidas cerca de 25 mil pessoas, em seis municípios mineiros e em duas cidades baianas. Um atendimento inovador para as famílias que sofreram com as enchentes, não só nesses dois estados, mas também em Pernambuco e Alagoas.

Segundo Carlos Humberto, para as pessoas em condição de vulnerabilidade desses estados, foram doados o cartão “multipropósito”, com saldo financeiro direcionado principalmente para as famílias chefiadas por mulheres. “O valor é de 3 mil reais, suprindo as necessidades emergenciais perdidas durante as catástrofes. Mais de mil famílias foram atendidas”, finaliza o diretor-executivo.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno