Especial

A espiritualidade da Semana Santa

Tempo de fortalecer a fé e celebrar a Páscoa do Senhor

A Semana Santa é uma das mais importantes vivenciadas pela Igreja Católica. Ela é assim chamada porque nela se celebra os momentos mais importantes da salvação humana. O início da semana é marcado pelo Domingo de Ramos, e o encerramento com o Domingo de Páscoa.

O início da grande semana é marcado pela celebração Pascal, que é o núcleo da fé no Cristo ressuscitado, como afirmado por São Paulo na carta aos Coríntios: “se Cristo não ressuscitou vazia é a vossa fé e vã é a nossa pregação”. Com o tempo, outras celebrações foram acrescentadas para fazer memória dos últimos momentos da vida de Jesus, segundo relato do Bispo de Camaçari (BA), Dom Dirceu de Oliveira.

A tradição é mantida, mas ocorreram modificações na década de 1940 com a reforma litúrgica. Dom Dirceu conta que as missas eram celebradas pela manhã devido ao jejum para tomar a eucaristia e receber a comunhão. E a liturgia tornou-se mais sóbria e passou a ser celebrada no vernáculo para favorecer a participação do povo.

Atualmente, de acordo com o Bispo de Camaçari, existem duas Semanas Santas: “a universal, celebrada em toda a Igreja, e a da colonização portuguesa, que é parte da religiosidade popular conservada em muitos lugares, como a procissão do fogaréu”.

Como vivenciar a grande semana

É um momento de muita fé, em que todos devem estar com os cinco sentidos: olfato; tato; paladar; audição e o falar em comunhão. “É importante escutar o sino que toca o tom fúnebre. Sentir o cheiro das ervas aromáticas usadas nos ícones dos Santos, e assim por diante”, indica o bispo.

Para aproveitar ainda mais esse momento, a Igreja oferece três remédios. São eles: oração, jejum e esmola da caridade. De modo muito particular, “o jejum ajuda no alto domínio que é um dos frutos do Espírito Santo”, informa Dom Dirceu. Para que o ser humano trabalhe o seu controle, é “obrigatório que o cristão pratique o ato de jejuar na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa”. Ficam dispensados de realizar jejum pessoas portadoras de alguma enfermidade e idosos.

Para vivenciar momentos de intimidade com o Divino Pai Eterno durante a Semana Santa, participe de todas as celebrações litúrgicas disponibilizadas pelos missionários redentoristas de Goiás. Veja a programação.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno