Especial

Devota relata momentos de convivência com o venerável padre Pelágio

O alemão que chegou em Goiás e atuou em prol dos mais necessitados

Imagem: Agência Santo Afonso

A igreja do Santíssimo Redentor, em Trindade (GO), é conhecida como a igreja Padre Pelágio devido a ser dedicada ao venerável missionário redentorista que atuou em Goiás e está em processo de beatificação. Ao longo de sua vida, ele se dedicou a ajudar o próximo, sempre atendendo os mais necessitados e realizando muitas ações de caridade pelo sertão goiano.

A professora Iraci Borges foi uma das pioneiras no município de Trindade. Ela chegou ao local em 28 de fevereiro de 1951 e teve a felicidade de conviver com o padre Pelágio. Nessa época, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno tinha apenas os alicerces, enquanto a Vila São Bento Cottolengo já contava com o lançamento da pedra fundamental pelo pároco da época, padre Gabriel Vilela.

São muitas as histórias do padre Pelágio, mas dona Iraci conta que ele é “realmente um santo”. Segundo ela, “algumas das histórias dele me fazem rir, outras me fazem chorar de emoção”. Uma delas foi quando crianças entraram na casa paroquial para roubar manga. Iraci conta que o padre viu, pegou a cadeira e sentou tranquilamente debaixo da mangueira e se colocou a rezar com o seu terço.

Os meninos assustados, ficaram escondidos em cima da árvore. Após um período, um gritou “padre, deixa eu descer?”. Naquele momento, o padre olhou para cima e perguntou “o que você está fazendo aí em cima? Desce”. Quando as crianças desceram, o padre chegou perto e falou “quando quiserem manga, basta pedir. Mas não entrem mais escondido”.

Iraci recorda emocionada de muitos momentos. Na época, ela lecionava no Colégio Divino Pai Eterno e na Escola Paroquial Santo Afonso, além do Jardim da Infância fundado por ela em parceria com a comunidade. Com três pilhas de provas para corrigir e uma intensa dor no olho esquerdo, era impossível realizar o trabalho com apenas um olho.

Devido a um problema de saúde, Iraci buscou ajuda médica em Goiânia (GO). Após a consulta, recebeu a indicação de que precisaria passar por uma cirurgia. Isso a deixou muito triste, então ela buscou consolo na Igreja. Chegando lá, encontrou o padre Pelágio na Sacristia e contou que não tinha condições financeiras para operar e ainda tinha trabalho para concluir.

Segundo Iraci, o padre pediu que ela se ajoelhasse e então lhe deu uma bênção muito bonita de Santa Terezinha. Ao término, pediu que ela se levantasse e falou para rezar durante nove meses para a Santa Terezinha. De acordo com a devota, “sai curada da igreja no mesmo dia”.

São muitos os testemunhos de pessoas que pedem a intercessão do padre Pelágio, que dedicou a sua vida ao Divino Pai Eterno. Para dona Iraci, “a confiança no Pai leva a grandes graças. Pois, para Ele tudo é possível”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno