Especial

Não à violência: Papa Francisco chama para a construção da cultura de paz

“Viver, falar e agir sem violência não é render-se, não é perder nem renunciar a nada. É aspirar a tudo”

Reprodução / pixabay

O Papa Francisco em sua intenção de oração mensal por meio da Rede Mundial de Oração clamou por uma cultura de paz, neste mês de abril. O vídeo do Santo Padre é um chamado para a construção de uma cultura sem violência, sem guerra, e sem armas.

O pedido do Papa se faz em um momento em que o mundo passa por guerras. De acordo com o assessor da Rede Eclesial Pan-Amazônica, padre Dário Bossi, “o Papa é realmente um profeta, se posicionando com coragem quando diz que não é enviando armas que se acaba com uma guerra”.

São muitas as vítimas da guerra na Ucrânia, que já dura mais de um ano, gerando muito sofrimento e miséria para as regiões afetadas. Diante dos fatos, a Igreja pede por uma paz em que todos tenham moradia, trabalho e alimento na mesa. Um mundo com mais igualdade e menos violento.

Padre Dário destaca que a paz que o Papa pede é a mesma que Jesus anunciou e que incomodou o Império Romano, o que levou à crucificação de Cristo, assim como de outros profetas. “Infelizmente a paz é incômoda para muitos, mas devemos lutar por mais igualdade”, diz padre Dário.

O Brasil não está passando por uma guerra, mas é o quarto país do mundo em que líderes que defendem seus territórios pelo direito ambiental são assassinados. Além disso, há periferias violentas e nos últimos meses houve vários ataques em escolas. Segundo padre Dário, “o Brasil precisa de mais igualdade entre as pessoas”.

Como criar uma cultura de paz

Um ato que deve ser praticado por todos os cristãos. “Voltar a educar as famílias para lidar com os conflitos, sem eleger a violência como solução”, ressalta o padre. Uma frase clichê, mas totalmente verdadeira: violência gera mais violência. Assim, cada um deve cultivar em suas comunidades cristãs uma educação de paz, a fim de tirar o Brasil da guerra escondida.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Geci Alves Ilha
    14/4/2023 - 17:41:09

    Gosto de ler a palavra do Papa Francisco e outros assuntos do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno. Quando leio, gosto de compartilhar com meu grupo de amigos, pois acredito que as coisas boas devem ser divulgadas, e não ficar só para mim. Uma boa noite, paz e bem.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno