Especial

Projeto Social estimula a leitura

Ações que levam cultura e fraternidade ao próximo

Já imaginou ter a oportunidade de entrar em um ônibus customizado com uma biblioteca volante e poder viajar em um mundo literário? Em algumas cidades brasileiras, isso é possível por meio do projeto Livros nas Praças, criado para promover a inclusão, democratizar o acesso à leitura e estimular o senso crítico em cada leitor.

O projeto surgiu da necessidade de uma sociedade com um senso crítico desenvolvido, conforme explicou o coordenador do projeto, Hyago Cardoso. Assim, “implementar em regiões de difícil acesso ao mundo da leitura. Levando conhecimento e libertação, evitando o efeito de manada em que vive a sociedade”, disse o coordenador.

O projeto nasceu no Rio de Janeiro, onde duas unidades móveis percorrem várias regiões. Além disso, outras duas foram criadas para permitir o acesso à leitura em outros estados brasileiros. No momento, a ação acontece em Goiânia, mas vai percorrer outras cinco cidades: Palmas (TO), Imperatriz e São Luís (MA), Teresina (PI) e Petrolina (PE).

O ônibus é totalmente adaptado e conta com mais de dois mil livros disponíveis para todas as faixas etárias. Hyago explica que a unidade atua com empréstimo gratuito, trocas de livros, leitura no local, oficinas de teatro e contação de histórias.

O projeto conscientiza as pessoas sobre a importância do livro e da leitura. A professora Joseane Marine fez questão de participar com os filhos. Para ela, “é uma ação importante. E devemos fazer pausas para leitura com os filhos em casa”. Já a pequena Marina Marine disse: “Eu amo ler, me traz calma”.

O projeto Livros nas Praças também conta com espaço de acessibilidade para que o máximo de pessoas possa ter acesso à leitura. Segundo o coordenador do projeto, “o espaço conta com livros em braille e para quem tem baixa visão, incluindo a todos”.

Projeto Cultural

Em Brasília (DF), também existem ideias criativas para incentivar a leitura. Antônio da Conceição é o idealizador do Projeto Cultura no Ônibus. Quando trabalhava como cobrador de ônibus, distribuía livros dentro dos veículos. O projeto se expandiu e, além dos livros que ficam dentro dos ônibus, surgiu a cultura na bicicleta, toda adaptada com materiais recicláveis.

No momento, apenas uma bicicleta está em funcionamento no setor Sobradinho II. Segundo seu Antônio, a previsão é de que outras quatro sejam instaladas até o dia 29 de outubro. De preferência, em uma data alusiva a livros, mobilidade urbana, ou, meio ambiente. Elas serão espalhadas pela cidade, incentivando a leitura das pessoas. O idealizador explica que “a bicicleta não polui, é esporte, lazer e saúde. Assim, integrada com livros, eu percebi que é fundamental a sociedade estar consumindo conhecimento na mobilidade urbana”. 

Todos os livros foram doados pela sociedade. O Projeto Cultural do Ônibus foi tão bem-sucedido que a organização precisou montar uma minibiblioteca para armazenar todos os itens recebidos. A coordenadora Aline de Oliveira explica que é um trabalho totalmente social. “Com muito amor e empatia, levamos cultura para as pessoas”.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno