Especial

Os rostos de Maria na Bíblia

Maria nos ensina o caminho da humildade (Lc 1,26-38)

Maio é o Mês Mariano, dedicado exclusivamente a Maria, a mãe de Jesus Cristo. Ela que é muito amada pelos fiéis cristãos católicos por toda sua história e exemplo de mãe. Nos textos Bíblicos, ela é retratada com muitos rostos, sendo uma figura poliédrica, múltipla e rica.

Os textos que falam de Maria abordam a riqueza e vitalidade da mulher. Segundo a teóloga e catequista, Mercedes de Budallés, no Evangelho de Lucas, Maria é descrita como uma mulher jovem, consciente e inteligente. Que aceita o seu destino humildemente. “Maria é um exemplo de mãe. Com coragem e fidelidade, uma mulher livre dentro de sua missão, que foi muito mais do que ser mãe”, diz Mercedes.

A Virgem Maria encontra graça junto a Deus, e concebe o Salvador. Para esse grande feito pela humanidade, ela disse “Eis me aqui”. Ou seja, colocou-se à disposição de maneira humilde, Maria foi protagonista da sua história. Símbolo de fé e espiritualidade, inspiração para mulheres cristãs em todas as épocas.

Uma mulher conservadora, que Deus deu força para perseverar na caminhada. Para a teóloga e catequista, Maria de Lourdes, é pela força proveniente dos céus que a humanidade segue na caminhada da vida. “A fé nos conduz a enfrentar os obstáculos, e assim como Maria, podemos experimentar o servir em nossa comunidade”, diz Maria de Lourdes.

Maria, além de mãe de Jesus, mostra vários rostos ao desempenhar muitas funções. Como ser mulher; gerar e educar um filho; marcar presença na vida do filho; presença em Pentecostes ao ver o Cristo ser morto e mesmo assim não perder a fé. Ela se faz presente na Igreja através de toda a história dos dois mil anos de cristianismo.

Exemplo para a humanidade

Maria é uma intercessora de causas impossíveis. Uma promotora da vida e vida em abundância. Para a teóloga Maria de Lourdes, “é importante trazemos para a catequese a aproximação com a mãe de Jesus. Mostrando uma grande mulher que soube entender a palavra de Deus. E que nós devemos procurar seguir o seu exemplo”.

Dicas de leitura sobre Maria

Lc 1, 26-28
Lc 2, 41-49
Lc 11, 27
Lc 39, 5
Jo 2, 1-12

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno