Especial

A caminho da Romaria: conheça a história dos vitrais do Santuário Basílica

As imagens retratam importantes passagens bíblicas

Os missionários redentoristas estão em contagem regressiva para a Romaria 2023, a maior festa religiosa do Centro-Oeste. Quem chega para as celebrações na Casa do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), se encanta com os vitrais que compõem o Santuário Basílica. São desenhos feitos com pequenos pedaços de vidro, que se caracterizam pela variedade de cores para simbolizar passagens bíblicas, histórias de devoção e graças alcançadas. É a representação da fé explícita nos 59 vitrais espalhados por todo corpo da igreja

As obras de arte são uma verdadeira catequese para todos os romeiros, retratando passagens bíblicas históricas, devoção e inúmeras graças alcançadas. Ao fundo do Santuário, encontra-se o maior vitral de todos, que retrata a descoberta do medalhão que deu origem à devoção ao Divino Pai Eterno. Esse vitral foi instalado em 1995.

Os vitrais contam cenas históricas da devoção, como o milagre de um devoto que foi salvo de um ataque de uma onça, os peregrinos em carro de boi passando em frente à capela de São José, e também a chegada dos Missionários Redentoristas em 1894.

Na entrada principal da Basílica, estão os vitrais que contam a história da devoção ao Divino Pai Eterno. À esquerda, encontram-se as imagens que narram a história da salvação. Em todo o Santuário, as imagens retratam desde a criação do homem, o sacrifício de Isaque, a Arca de Noé, a ida para o Egito, o encontro de Moisés, a sarça ardente, a passagem pelo Mar Vermelho, o Rei Davi e o anúncio da Encarnação do Verbo pelo profeta Isaías, o Redentor Vivo e Ressuscitado, os Atos dos Apóstolos, as cartas católicas, a Ressurreição de Jesus, o Pentecostes, a vinda do Espírito Santo, a cura do paralítico pelo Apóstolo Pedro, o Mistério da Assunção, o Sagrado Coração de Jesus, o Imaculado Coração de Maria e muitos outros.

São muitas imagens, todas com importantes relatos da Bíblia Sagrada, tanto do Velho Testamento quanto do Novo. Além disso, expressam a devoção dos romeiros e as bênçãos alcançadas. A cúpula que se encontra sobre o altar também é adornada com vitrais, que mostram os 12 apóstolos de Jesus, Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos redentoristas, Nossa Senhora Auxiliadora e o venerável Padre Pelágio.

Na antiguidade, os vitrais eram utilizados como forma de mostrar histórias de fé aos fiéis, e esse sentido não se perdeu. Os desenhos foram colocados por meio de doações, e cada vitral presente no Santuário Basílica retrata importantes eventos bíblicos e graças do Divino Pai Eterno. Hoje, as doações continuam contribuindo nas Obras Sociais Redentoristas, construção do Novo Santuário e na evangelização por meio da TV Pai Eterno.

Romaria 2023

A Romaria do Divino Pai Eterno é o maior evento religioso do Centro-Oeste. E a Igreja está em contagem regressiva para o início de mais uma festa em louvor ao Pai Eterno, em Trindade (GO). O tema deste ano é “O Pai Eterno nos chama e envia”. Muitos devotos já estão se preparando para estar em Trindade entre os dias 23 de junho e 2 de julho. Faça parte deste momento e conheça todos os vitrais do Santuário Basílica.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno