Especial

Desenvolvimento Sustentável: iniciativas para transformar o mundo

Na erradicação da pobreza, ações concretas devem ser realizadas nas comunidades

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global a todos os seres humanos para dirimir a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir paz e prosperidade para as pessoas. A Organização das Nações Unidas (ONU) e seus parceiros no Brasil atuam para atingir objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados pelas pessoas no país e no mundo.

A Coordenadora do Movimento Nacional ODS São Paulo, Nina Orlow, destaca a importância de todos na sociedade estarem atentos a essas causas, afirmando que é um compromisso ético integrar todos os assuntos em busca de um mundo melhor para todos. Por isso, parcerias e meios de implementação são fundamentais para avançar a missão de transformação que é a essência da Agenda 2030 da ONU, na qual o Brasil é signatário.

A busca da melhoria pode ser vista como um grande quebra-cabeça, em que um assunto repercute no outro. No entanto, entre os principais objetivos, a pobreza extrema é a questão que mais afeta o Brasil, de acordo com Elizabete Scheibmayr, do Grupo Mulheres do Brasil. “Um objetivo muito importante é a erradicação da pobreza. Uma grande parte da população vive abaixo da linha da pobreza, portanto, esse tema afeta a todos”, informa Elizabete.

Ações concretas se fazem necessárias nos dias atuais, o Papa Francisco sempre enfatiza que “ações radicais e conjuntas devem ser realizadas em prol dos mais necessitados”. O primeiro passo é emergencial, que é o alimento. Em seguida, “o saneamento básico, pois se a pessoa não tem o mínimo ela não sai da pobreza e não modifica sua condição”, explica Nina Orlow.

As ações partem do mínimo para o máximo, indo do individual para o coletivo. Desde atuação na Paróquia, no bairro, e na comunidade em parceria com ações governamentais. Dentro dos objetivos, a educação de qualidade também tem o seu papel transformador. “A educação é base. Se você garante isso às crianças, está ajudando a construir uma sociedade modificada amanhã”, informa Elizabete.

Muitas são as participações da Igreja Católica para melhorar o mundo. A encíclica Laudato Sí’, do Papa Francisco, publicada em maio de 2015, trata do cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, abordando também questões mais amplas sobre a relação entre Deus, os seres humanos e a terra. O subtítulo da encíclica, “Sobre o Cuidado da Casa Comum”, e reforça esses temas-chave.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno