Especial

Centro de Ensino Especial atende internos da Vila São Cottolengo

Instituição São Vicente de Paulo atua na inclusão

Acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de políticas públicas para promover a inclusão social e combater o preconceito e a discriminação.

Atuando na inclusão dessas pessoas, os Missionários Redentoristas de Goiás mantêm a Vila São José Bento Cottolengo em Trindade (GO). A instituição atende pessoas com deficiências múltiplas, sendo o maior hospital filantrópico do Centro-Oeste.

A Vila conta com um braço fundamental, que é o Centro de Ensino Especial São Vicente de Paulo, que está conveniado com a Secretaria Estadual de Educação. O local atende os internos da Vila e a comunidade em geral. De acordo com a professora Tereza Borges, atualmente são atendidos 370 alunos, divididos nos períodos matutino e vespertino.

Em setembro o Centro Educacional completa 60 anos de história, 30 deles a educadora Tereza conhece de perto. “Para trabalhar no Centro de Ensino São Vicente de Paulo precisa de muito amor e suporte ao aluno na parte de pedagogia. Além de dar apoio à família dos alunos também devido ao esforço diário para lidar em situações complexas”, comenta a pedagoga.

Para ajudar na inclusão, a escola desenvolve um trabalho individualizado, de acordo com a necessidade de cada aluno. Tereza explica que, “primeiro nós temos uma proposta do trabalho com esses alunos, ela é enviada pela Secretaria de Educação. E também fazemos uma escuta com os familiares para identificar a necessidade de cada aluno. Assim, é possível alinhar a metodologia aplicada”.

Durante os anos, a inclusão passou por quatro fases: a primeira é a exclusão, a segunda é a segregação, a terceira é a integração e a quarta e última é a inclusão. Esta última deve ocorrer nas escolas e comunidades, desde o enfrentamento das barreiras arquitetônicas até o preconceito e a discriminação. A luta é constante, e a Igreja Católica está atenta às ações concretas para ajudar a sociedade.

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno