Especial

Mês Vocacional: Missionário redentorista conta como descobriu sua vocação

O Pai Eterno mostra o caminho do chamado de cada um

O mês de agosto é dedicado à vocação, por isso, todos os anos a Igreja Católica celebra este mês vocacional no Brasil. A data foi instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em sua 19ª Assembleia Geral, em 1981. Desde então, os católicos brasileiros contam com uma chance para refletir sobre suas missões e chamados.

Um chamado especial é o do missionário redentorista irmão Nelson Hugo, ele é natural de Trindade (GO), e sempre teve o sonho de ser padre ou irmão. Segundo ele, “entrei no seminário em 2016, e estava com uma certa dúvida. Mas quando entrei no noviciário em 2019, eu fiz a decisão de irmão”, explica Nelson.

O chamado do Pai Eterno é claro e não deixa dúvidas, não importa como ele surge no caminhar de cada pessoa. Para irmão Nelson, desde criança ele dizia que queria ser religioso. Ao concluir a graduação em História, “tinha que dar um sentido para minha vida. Foi quando decidi entrar no Seminário São Clemente em 2015, mas a dúvida ainda persistia. Ao longo do processo e com orientação espiritual, me encantei com alguns testemunhos de irmãos. E hoje, estou aqui”, conta o irmão que teve muitas influências do professor de filosofia irmão Marcos Vinícius, sobretudo, do irmão José Alves de Trindade.

Foram testemunhos e exemplos de vida, de oração, de vida comunitária e fraterna que mostraram um caminho para Nelson decidir por ser irmão. Uma missão repleta de responsabilidades nos serviços administrativos, comunitários, nos conventos de uma casa, nas obras sociais, nas salas de aula, nos trabalhos pastorais e nos Santuários. Não importa a atuação, todos são destinados à evangelização e ajuda ao próximo.

Para o discernimento vocacional do irmão Nelson, a família foi muito importante e ajudou a cultivar a vocação. “No processo de discernimento vocacional a minha base foi a família e o encontro com a Juventude Redentorista, que me mostraram que eu estava no caminho certo”, comenta irmão Nelson. A cada vez que ele voltava de um encontro, pensava que era isso que desejava para a vida, e foi assim que deu o seu “SIM” em 2016.

A espiritualidade redentorista é conhecida por seu foco na misericórdia e redenção, atuando diariamente na comunidade com fraternidade. Se você sente que tem vocação e deseja fazer a experiência, entre em contato por meio da ficha vocacional. Assim, você pode conhecer melhor os missionários e receber ajuda no discernimento.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno