Especial

Capital da Fé de Goiás completa 103 anos

Com muita história de fé e superação

A Capital da Fé de Goiás comemora sua emancipação política nesta quinta-feira (31). Localizada na região metropolitana de Goiânia, Trindade é um dos municípios mais populosos do estado. Neste ano, tornou-se oficialmente a Capital da Fé. Durante a missa de encerramento da Romaria do Divino Pai Eterno, o governador Ronaldo Caiado fez a entrega simbólica do título.

Anualmente, milhões de fiéis participam da Romaria. Devotos fazem peregrinação ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e à Igreja Matriz para agradecer as bênçãos alcançadas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade conta com aproximadamente 130 mil habitantes. O território nasceu da fé e se alimenta da devoção; cresce a cada dia, devido ao turismo religioso que fomenta a economia local.

O município também é destaque em sua estruturação. Conta com a Igreja Matriz, que foi o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, inaugurada em 1912, e mantém sua arquitetura colonial. O edifício foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Devido ao grande número de fiéis que visitam o Santuário anualmente, foi preciso iniciar a construção de uma nova igreja, a nova Casa do Pai. Atualmente, a cidade conta com várias empresas de confecção, produção de refrigerante, produções rurais e comércios em geral.

Onde tudo começou

Em um dia de labuta, próximo ao córrego do Barro Preto, o lavrador Constantino Xavier acertou algo rígido com sua enxada. Ao lado de sua esposa, Ana Rosa Xavier, ele se deu conta que havia encontrado um medalhão de barro, de aproximadamente oito centímetros, onde estava representada a Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria.

O casal, movido pela fé, amor e devoção, levou a imagem para casa, onde, segundo a história, foi preparado um altar e recebeu o primeiro Santuário do povoado. No local, rezava-se o terço nos fins de semana por familiares e vizinhos. Milagres e graças começaram a acontecer, a notícia se espalhou e começou a atrair cada vez mais pessoas. O que levou Constantino a construir a primeira capela com folhas de buriti.

Uma cidade que não para, de forte aclamação espiritual. Que esses 103 anos de emancipação política tragam esperança e muitas bênçãos do Divino Pai Eterno. Parabéns, Trindade!


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
10 Cometários
  • Geraldino Elias dos Santos
    31/8/2023 - 11:21:11

    Que o Pai Eterno esteja presente nos corações de nossos irmãos agricultores, como esteve em Constantino.

  • Iran Triel Ferreira
    31/8/2023 - 15:14:56

    Meus parabéns, Trindade! Que Deus me dê a graça de sempre estar na presença e na casa do Divino Pai Eterno. 🙏🙏🙏

  • Valdir Luques Oliver
    31/8/2023 - 19:10:07

    Sou muito feliz em ser devoto do Divino Pai Eterno. Sou da cidade de Juquiá – SP, estive uma vez aí, e se o Pai Eterno quiser, até o final do ano estarei aí novamente.

  • Elisabete Trentin
    1/9/2023 - 08:57:13

    Paz no Brasil!

  • Henri Pereira Freitas
    1/9/2023 - 09:03:59

    Amém!

  • Maria Eduarda Barboza de Souza
    1/9/2023 - 12:06:10

    Deus continue abençoando.

  • Valdemi Pessoa
    1/9/2023 - 12:17:07

    Que o Santo Deus continue abençoando esta cidade e todos que a visitam. Amém!

  • Ronilson
    1/9/2023 - 17:54:41

    Parabéns, Trindade! E viva o Divino Pai Eterno!

  • Joaquim
    1/9/2023 - 20:35:41

    Maravilha essa história, graças a Deus, consegui ir esse ano por aí, realizando um sonho.

  • Rui da Paixão e Souza
    2/9/2023 - 00:36:22

    Nasci em Trindade-GO, em 1941. Estudei no antigo Ginásio Divino Pai Eterno até a 2ª série. Meus pais eram católicos, ambos serviram à Igreja colaborando com o Pe. Pelágio Sauter e João Cardoso de Souza, este, um idealizador do Ginásio Divino Pai Eterno. Meu pai foi um dos fundadores da Vila São Cotollengo para acolher muitos mendigos. Ainda me lembro das Missas celebradas em Latim, rito antigo.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno