Especial

Catequese infantil é realizada na Igreja Matriz, em Trindade

Momento de ensinar os pequenos no caminho do Pai

A catequese é uma forma de direcionar a energia contagiante das crianças para ajudá-las na missão de descobrirem o Divino Pai Eterno. Para isso, o uso de atividades lúdicas e interativas se fazem necessárias. E a Igreja Matriz, em Trindade, faz uso de todos os recursos para evangelizar os pequenos.

Desde contar histórias, estimular a criatividade por meio da arte e jogos são algumas das formas de captar a atenção de mais de 40 crianças, entre 9 e 11 anos, no Salão Paroquial. Uma ação que é importante ser realizada com a garotada, assim, como foi para a catequista Ana Maria. “Eu tive esse contato na minha mocidade, e me lembro dos primeiros ensinamentos. Os mesmos que transmito hoje para essa garotada”, conta a catequista.

Cada aula necessita de um tempo para a preparação do conteúdo que será aplicado, além da forma de como será transmitido para as crianças. Em todos os encontros um tema é apresentado. De acordo com Ana Maria, “tudo é preparado uma semana antes. Desde textos bíblicos e cânticos, e a luz do Espírito Santo para nos guiar”.

O momento é de convívio social, descontração e fé, para que as crianças possam participar das aulas oferecidas gratuitamente. Elas só precisam levar lápis, cadernos e a Bíblia Sagrada. Além dos ensinamentos bíblicos, a catequese também é a preparação principal para sacramentos importantes na vida religiosa.

Após a catequese, realiza a Primeira Comunhão e depois a Crisma. São etapas que os jovens vão trilhando no caminho do Pai Eterno. “Um ensinamento importante que as crianças vão levar para a vida toda. Pois somos catequizados todos os dias”, informa Ana Maria. Um conhecimento que Maria Luiza, de 10 anos, pratica ao “ir mais para a igreja, ao ser uma pessoa melhor, e contribuir com as atividades da igreja”, diz a menina.

Com certeza os momentos de catequese ficarão para sempre na memória desses catequizandos, e apesar de a cada ano lidar com novas crianças, os catequistas também guardam com carinho a missão realizada com cada turma. “Eu tenho 35 anos de catequese, e a cada turma eu aprendo. São experiências e recomeços ao falar da vida de Jesus Cristo”, finaliza Ana Maria.

Catequese com crianças
O versículo de Provérbios (22-6) traz: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele. Uma ação que pode começar dentro de casa pelos pais. Seja falando da Bíblia, contando as histórias da infância de santos, profetas e Jesus.
O importante é ter em mente que as atividades devem levar à reflexão os caminhos de Deus que se deve percorrer.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Salete Rech Rosa
    15/9/2023 - 22:58:53

    Parabéns, que Deus abençoe esse projeto de luz porque vão ser jovens menos deprimidos e mais felizes. As crianças precisam, sim, frequentar a catequese, pois só faz bem porque ter fé faz a pessoa ter bondade, alegria e luz aos que convivem, seja na família, na escola, no trabalho ou na sociedade. Parabéns.

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno