Especial

Outubro, mês missionário

“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” é o tema da Campanha Missionária deste ano

Reprodução: Freepik

Na Igreja Católica, o mês de outubro é dedicado às missões. Neste ano, o Mês Missionário tem como tema: “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e o lema escolhido pelo Papa Francisco traz a frase: “Corações ardentes, pés a caminho”. A celebração é preparada pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em colaboração com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional.

O mês de outubro começa com a celebração a Santa Teresinha do Menino Jesus, que é reconhecida pela Igreja como a padroeira das missões. O décimo período do ano também é dedicado a Nossa Senhora, a mais santa de todas as mulheres. O que reforça ainda mais que a missão dos filhos e filhas do Pai Eterno é ser um evangelizador, e fazer como a Virgem Maria, divulgar a Palavra de Deus a mais irmãos.

Dia Mundial das Missões
O 97º Dia Mundial das Missões será celebrado no próximo dia 22 de outubro. Para a data, o Papa Francisco disse que “os cristãos têm o dever de o anunciar sem excluir ninguém, e não como quem impõe uma nova obrigação, mas como quem partilha uma alegria”.

O Pontífice também recordou que o tema deste ano se inspira na história dos discípulos de Emaús, narrada por Lucas no seu Evangelho (cf. 24, 13-35): “Corações ardentes, pés a caminho”. Francisco observa que “os dois discípulos estavam confusos e desiludidos, mas o encontro com Cristo na Palavra e no Pão partido acendeu neles o entusiasmo para pôr os pés ao caminho rumo a Jerusalém e anunciar que o Senhor tinha verdadeiramente ressuscitado”.

O Santo Padre falou também sobre a transformação dos discípulos narrada pelo Evangelho, a partir de algumas imagens sugestivas: “corações ardentes pelas escrituras explicadas por Jesus, olhos abertos para O reconhecer e, como ponto culminante, pés ao caminho. Afirmando em seguida que meditando sobre estes três aspectos, que traçam o itinerário dos discípulos missionários, ‘podemos renovar o nosso zelo pela evangelização no mundo de hoje’.

Pés a caminho
Em 22 de outubro, Dia Mundial das Missões, as igrejas do mundo inteiro farão suas doações para colaborar com o Santo Padre em seus projetos missionários realizados em quase 1.120 Dioceses pobres no mundo. No ano passado, somente a Igreja Católica do Brasil arrecadou mais de 7 milhões em recursos financeiros.

Todos podem colaborar concretamente com o movimento missionário, por meio da oração e da ação. A iniciativa evidencia a missão de cada igreja local em proclamar a palavra de Deus, assim, a Boa-Nova chega até os confins da terra.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno