Especial

Província de Brasília é um novo horizonte na evangelização

Novo Superior da Província de Brasília fala sobre os próximos passos de trabalho

Na última semana, 213 missionários redentoristas se reuniram na Capital Federal em Assembleia Geral para um momento histórico para a congregação. Durante o evento, foi fundada a Província Redentorista de Brasília e eleito o primeiro Governo Provincial, com o padre João Paulo Santos, CSSR, como Superior.

Após 30 anos, surge a Província de Brasília, que une as vice-províncias de Fortaleza, Goiás e Recife. Para o padre João Paulo, esse é um momento emocionante, pois “são três braços importantes na evangelização. E, agora, nesta reconfiguração, se unem para continuar levando adiante a vocação redentorista. Sempre com o objetivo de atingir melhor as finalidades da congregação”.

A vocação é chamado, e os Missionários Redentoristas se dispõem dos dons, dos carismas pessoais e da graça de Deus, que conduz o espírito para ir adiante. Eles assumem o serviço aos irmãos para levar a mensagem do Evangelho aos corações das pessoas. E o novo Superior da Província de Brasília continua na missão de animar os confrades na vocação, para que o carisma e a espiritualidade redentorista continuem sendo uma resposta aos desafios do mundo.

Por enquanto, o padre João Paulo permanece em Goiânia, mas acompanha de perto os trabalhos desenvolvidos na nova província em Brasília, dedicando-se em todos os seus chamados, inclusive em Trindade (GO). Ele atua junto a quatro conselheiros ordinários e dois extraordinários na nova província, composta por 11 estados e o Distrito Federal. Os primeiros trabalhos concentram-se na avaliação das comunidades apostólicas e na elaboração de um plano apostólico.

Governo Provincial
O governo é composto pelo Superior Provincial, padre João Paulo Santos. Quatro conselheiros ordinários: padres Tiago de Melo, Tiago Herbert, Reinaldo Martins e o irmão Marcos Vinícius. Já o conselho extraordinário é composto pelo padre José Rinaldo e padre Piter John. O Vigário Provincial é o padre Tiago de Melo, que na ausência do Superior Provincial, assume a função de coordenar e animar a província.

Decisões
As pautas da Congregação devem passar pelo Governo Provincial, que de forma colegiada define os rumos para melhor atingir a finalidade. Mas, sobretudo, “as decisões são tomadas com muita responsabilidade sob a ação do Espírito. Com discernimento necessário em vista do bem da congregação, do bem da Igreja e do povo de Deus”, explica padre João Paulo.

Desafios
São três unidades que se unem para formar uma única província. Embora todos sejam redentoristas, são origens diferentes de fundação. A Província de Goiás é de origem alemã; a Vice-província de Fortaleza é de origem irlandesa e a Província de Recife de origem holandesa. Cada uma com suas características, sendo isso fonte de riqueza para ampliar os horizontes.

Agora, os desafios se concentram nas grandes extensões geográficas. Para acompanhar as comunidades e conhecer a realidade de cada uma, para levar o Evangelho da melhor forma possível para todos, é o que destaca o Superior Provincial que acrescenta ainda: “essa dimensão da fraternidade e da comunhão entre nós são desafios bonitos, que nos recordam justamente da nossa vocação. Olhamos para o que Santo Afonso sonhou para a Congregação Redentorista e como agora podemos responder aos desafios atuais”, finaliza.

Continuação do legado
A Congregação do Santíssimo Redentor foi fundada por Santo Afonso Maria de Ligório, em 9 de novembro de 1732, no sul da Itália. Os Missionários se esforçam para continuar o exemplo de Jesus Cristo Redentor, pregando o Evangelho aos mais vulneráveis.

Os Missionários Redentoristas foram tocados pelo amor do Pai Eterno e procuram levar a Boa-Nova ao mundo. Eles vivem em comunidades e com o auxílio de estudos, convívios, atividades e reflexões proclamam o amor de Deus e anunciam a Palavra do Pai para alimentar os corações e dar sentido à vida.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno