Especial

Mês missionário: o papel do jovem na Igreja

Fráter fala sobre a missionariedade juvenil

Reprodução: freepik

Outubro é o mês das missões. E em todo o Brasil os jovens estão se preparando para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que acontece no próximo dia 29. A data tradicionalmente reflete o tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano abordou o problema da fome. O lema escolhido para esta edição do DNJ é “E todos ficaram saciados” (Mt 14,13).

Os jovens são essenciais na Igreja. Em uma analogia, é como uma água parada que quando recebe uma pedra cria ondulações. Assim, é a missão dos mais novos em suas comunidades. Uma pedra que gera movimento e faz com que o Evangelho se propague de uma forma alegre. Mas, muitos são os desafios que os jovens enfrentam quando decidem assumir uma atividade missionária.

Para o Missionário Redentorista fráter Giovani Bastos, que acompanha um grupo de jovens em sua comunidade, o medo tem sido um grande empecilho para os mais novos. “Os desafios de responsabilidade, fidelidade, se vai preservar o seu compromisso naquilo que se propôs. Seja em pastoral, como leigo engajado ou como catequista, muitos se sentem temerosos”, conta o fráter. Sendo que esses sentimentos fazem parte do processo de discernimento.

Cabe a cada jovem entender que o chamado de Deus não deixa dúvidas. Por isso, o fráter orienta a oração para buscar o entendimento daquilo que o Pai Eterno te chama. Só assim, a resposta chega em seu coração, e pode ser respondida com um sorriso no rosto. Somente a partir do Mistério de Cristo é possível refletir a verdadeira alegria.

Para ajudar nesse discernimento, a rede de jovens Compromisso e a Juventude Missionária Redentorista (Jumire) desenvolvem encontros que contribuem para o crescimento do cristão. Levando cada um ao seu encontro pessoal com Cristo. Aproveite este tempo do mês missionário e procure a rede de jovens na sua comunidade, faça parte de um grupo que contribui para a propagação da palavra do Pai.

Papa Francisco disse recentemente que na Igreja há espaço para todos. Se você jovem deseja servir a Deus por meio de uma vocação específica, seja como leigo, como religioso, por meio do matrimônio ou outra função dentro da Igreja, é necessário se jogar como a pedra na água e experimentar o encontro pessoal com Cristo.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno