Especial

Festa do Morro da Conceição tem início nesta terça-feira (28)

E acolherá a imagem peregrina do Divino Pai Eterno no dia 7 de dezembro

Começa nesta terça-feira (28) a programação da Festa do Morro, que é considerada a maior festividade católica de Pernambuco. Neste ano, a homenagem a Nossa Senhora da Conceição completa 119 anos, e acontece de 28 de novembro a 8 de dezembro, com missas e procissões.

A popular festa deve atrair 1.5 milhão de pessoas durante os 10 dias. A informação é do missionário redentorista Pe. Emerson Borges, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em entrevista à Rádio Jornal na manhã de segunda-feira (27).

Com o tema: “Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus”, em alusão ao Ano Vocacional instituído pelo Papa Francisco, a celebração é uma das principais manifestações religiosas da capital pernambucana.

Imagem do Divino Pai Eterno é acolhida na Festa do Morro da Conceição
A Festa de Nossa Senhora da Conceição conta com uma novidade para este ano de 2023. Pela primeira vez, a imagem do Divino Pai Eterno será acolhida no local. Quem leva o ícone é o reitor do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, padre Marco Aurélio Martins.

A procissão com a imagem do Divino Pai Eterno acontece no dia 7 de dezembro, com concentração às 18h, no Largo Dom Luiz. A saída está prevista para às 19h, seguindo pela Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida dos veículos, em direção à Praça do Morro da Conceição.

A imagem do Divino Pai Eterno representa o Quinto Mistério Glorioso do terço: A Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora no Céu. Segundo o padre Emerson Borges, “é com grande alegria que unimos essas duas grandes devoções do Brasil para celebrar essa fé que nos traz esperança”.

A festa conta com missas, novenas, shows artísticos e procissões da Bandeira. Com transmissão da TV Pai Eterno a partir do dia 5 de dezembro.

Origem da festa
A “Festa do Morro” teve origem a partir da comemoração do cinquentenário do Dogma da Imaculada Conceição, instituído pelo Papa Pio IX, em 1854. Em 8 de dezembro de 1904, foi inaugurado o monumento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, pelo então bispo de Olinda, Dom Luiz Raymundo da Silva Britto. A partir desse dia, o Morro da Boa Vista ou Morro dos Oiteiros passou a ser denominado definitivamente como o Morro da Conceição.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno