Notícias

Ano Sacerdotal: cuidados com a saúde física e mental dos padres

Quem cuida precisa ser cuidado

A Igreja Católica preza muito pela saúde, e em um mundo adoecido, o desafio dos padres para cumprir o ministério e manter o psicológico saudável é um trabalho diário. São homens consagrados que carregam em si as fragilidades da humanidade, precisando de um reavivamento da chama de Deus dentro de cada religioso.

Para o Ano Sacerdotal, a Igreja deseja um cuidado com a dimensão integral humana, afetiva e espiritual. De acordo com o vigário-geral da Diocese de Guaxupé, em Minas Gerais, padre Reginaldo da Silva, “devemos cuidar dos nossos presbíteros, ministros e ordenados. Para que eles sejam uma ponte para a comunidade ter o encontro com Jesus”.

Em uma humanidade ferida e machucada, os religiosos são chamados para cuidar uns dos outros. E no Ano Sacerdotal são desenvolvidas ações que visam a consciência das fragilidades, para redescobrir a vocação presbiteral por meio da oração. “Atuando na nossa formação humana e religiosa, conseguimos fortalecer os vínculos de pertença da comunidade”, explica o religioso.

Comunidade que ajuda!
Muitas vezes os cristãos não percebem as necessidades de forma clara. Ainda existe o pensamento de que o pároco vai resolver seus problemas somente por meio da fé e espiritualidade. Mas o padre tem problemas cotidianos como qualquer outra pessoa. E a comunidade pode ser uma rede de apoio, aproximando-se do religioso, observando suas preocupações e contribuindo para amenizar as situações.

A Igreja é comunitária, precisa ter relações mútuas. Fique atento às necessidades da sua comunidade. Tenha uma atitude fraterna presbiteral, isso contribuirá para uma comunidade eclesial saudável.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno