Especial

Campanha da Fraternidade 2024

Incentiva a amizade e fraternidade entre todos os povos

Para este ano, a Campanha da Fraternidade 2024 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), conta com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós Sois Todos Irmãos e Irmãs” (cf. Mt 23,8). Visando despertar a beleza da fraternidade humana entre todos.

Durante a Quaresma deste ano, a Campanha da Fraternidade, inserida no contexto penitencial da Igreja, propõe ainda uma conversão especial para a amizade social e o reconhecimento da vontade de Deus, que deseja que todos sejam irmãos e irmãs, pois este caminho de verdadeira penitência e conversão é um convite à união e solidariedade.

60 anos de Campanha da Fraternidade
Neste ano de 2024, celebra seis décadas de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil. E o texto-base é o principal material da campanha. Segundo a editora, “ele propõe despertar, de acordo com o tema e o lema, a beleza da fraternidade humana aberta a todos para uma verdadeira penitência e conversão”.

Os subsídios da campanha já fazem parte tradicionalmente das publicações oferecidas, como roteiros para círculos bíblicos, CF na Catequese e CF na Escola. Também são apresentadas novidades, como o roteiro com as meditações da Via-Sacra e da Via Lucis, o Terço da Amizade Social e o subsídio com roteiros para Adoração Eucarística, Celebração Penitencial e Celebração Ecumênica. A editora também oferta impressos de divulgação como o cartaz, cartão-postal, banners e adesivos.

Cartaz da campanha
O cartaz, criado pelos jovens de Brasília (DF) Samuel Sales e Wanderley Santana, apresenta o cenário da comunidade como uma casa, espaço onde acolhe-se os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida. Ao redor da mesa, da qual todos se encontram – indígenas, negros, brancos, homens, mulheres, gestante, crianças, jovens, cadeirante, adultos e idosos – remete ao sacramento da amizade de Deus com a humanidade.

O símbolo maior da comunidade é a celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade. Os alimentos na mesa, típicos da dieta mediterrânica, recordam as refeições de Jesus. As janelas apontam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade. No meio da cena está o Papa Francisco, com sua bengala. Esta imagem expressa aquele que assume suas limitações e propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti. Ele mostra que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno