Especial

A oração é base para uma família unida

E todos são chamados a viver o valor familiar do Reino de Deus

O sonho de Deus é a família unida. Mas, diante de um mundo dilacerado por tantas guerras, ambições e egoísmo, se faz necessário interceder incessantemente pela família. Por isso, é importante participar da Santa Missa, e pelo menos um dia por semana reunir-se em família para orar.

De acordo com o padre Edson Wander da Paróquia Santo Cura d’Ars no Distrito Federal, “sem oração nada conseguimos realizar. E poder rezar em família é expressar nosso amor ao Senhor, pois o próprio Deus instituiu a oração para que por meio dela possamos pedir e viver os valores do Reino de Deus em união familiar”.

Para este ano de 2024, a Igreja Católica em todo o mundo vive a conclusão do Sínodo sobre a Sinodalidade: comunhão, participação e missão. Além disso, o tema da Campanha da Fraternidade incentiva cada indivíduo a ser instrumento de reconciliação em meio a tantas divisões que nos fazem esquecer que todos são irmãos.

Para viver tantas celebrações neste ano, o Papa Francisco instituiu o Ano da Oração. O Santo Padre sugere que “se possa dedicar o ano de 2024 a uma grande sinfonia de oração. Oração, em primeiro lugar, para recuperar o desejo de estar na presença do Senhor, escutá-Lo e adorá-Lo. Oração, depois, para agradecer a Deus tantos dons do seu amor por nós e louvar a sua obra na criação, que a todos compromete no respeito e numa ação concreta e responsável em prol da sua salvaguarda”.

A família, como a instituição fundamental da vida social, desempenha um papel fundamental na formação das pessoas para um convívio social harmônico. Afinal, ela é a célula basilar de toda a sociedade, sendo ambiente propício para o desenvolvimento integral de cada indivíduo e na promoção do bem comum.

Mas como criar o hábito da oração?
Atualmente, as famílias têm uma rotina cheia de afazeres e que muitas vezes cada um tem um horário próprio. Porém, mesmo assim, é possível desenvolver o hábito da oração e permanecer unidos de acordo com os ensinamentos da Igreja.

Mesmo com os tempos difíceis, deve se criar o costume de orar. Por isso, é preciso manter uma disciplina mesmo nesses períodos. Aliás, somente com a prática constante que um hábito é criado.

Por que orar em família?
A evangelização começa dentro de casa. Isso porque a família é a base, uma instituição sagrada. Aliás, quando Deus criou o homem, viu que não era bom que ele ficasse sozinho. Assim, lhe deu uma companheira e logo em seguida formaram uma família.

Em Deuteronômio 6,6-7 está escrito: “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar”.

O apóstolo Paulo, em sua Carta aos Romanos (12,12), recomenda perseverar na oração. Ou seja, orar sempre, não apenas nos momentos de aflição. Criar o hábito da oração em família faz com que os filhos cresçam conforme os valores cristãos, compreendendo desde pequenos qual é o caminho correto. Também favorece a união e fortalece para enfrentar qualquer tribulação e, ainda, cria laços íntimos com o Pai Eterno.

Portanto, uma família que ora unida e sempre, permanece firme diante de qualquer situação, tem seu lar abençoado e seus filhos guiados sob os mesmos princípios, fazendo sempre a vontade do Senhor.


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno