A construção, marcada por traços da antiguidade, hoje representa a devoção ao Divino Pai Eterno e carrega consigo toda uma tradição
História
Na antiga região do Barro Preto, hoje Trindade (GO), a primeira capela dedicada ao Divino Pai Eterno foi construída em 1843 e era coberta com folhas de buriti. Com o aumento da devoção que, já naquela época, conquistava cada vez mais corações, e com o fortalecimento da fé, capelas maiores foram edificadas. Dessa forma, em 1912, foi inaugurado o primeiro Santuário do Divino Pai Eterno, conhecido como Igreja Matriz de Trindade. Quem teve a iniciativa foi o Missionário Redentorista padre Antão Jorge, que contou também com o apoio da comunidade local. A intenção era acolher o grande número de romeiros que vinha constantemente prestar homenagens ao Pai Eterno.
No dia 8 de setembro de 2012, o Santuário Matriz completou 100 anos de inauguração, com uma estrutura em estilo colonial. Pelo fato de ter tido sua originalidade mantida, a igreja centenária se tornou peça chave na preservação da história e da fé.
A construção, marcada por traços da antiguidade, hoje representa a devoção ao Divino Pai Eterno e carrega consigo toda uma tradição. Por esse motivo, o local foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. No ano seguinte, em 5 junho, o Santuário Matriz de Trindade foi tombado novamente e recebeu o título de Patrimônio Cultural Material do Brasil, também pelo Iphan.
De acordo com o instituto, a igreja materializa a ocupação do interior do País, em que pessoas simples, amparadas em sua fé e movidas por um ideal comum, migraram, instalaram-se em uma porção de terra e sacralizaram o que, até então, era apenas um lugar comum. O templo tem relação direta com a Romaria, que recebe anualmente cerca de 3 milhões de devotos. Desde sua primeira construção, em 1843, ele é um polo dinamizador dessas expressões culturais, sendo um componente referencial do evento religioso, que é, hoje, o segundo maior do Brasil.
Na busca pela manutenção histórica da devoção ao Divino Pai Eterno, a igreja centenária passou por uma restauração em 2014, com o objetivo de preservar a estrutura original e acolher melhor aos romeiros e trindadenses que marcam presença no primeiro Santuário dedicado ao Divino Pai Eterno, a Igreja Matriz de Trindade.
Funcionamento
Missas
Segunda, terça, quinta e sexta: 6h55 e 19h
Quarta: 7h, 9h, 15h, 17h30 e 19h
Sábado: 7h, 10h, e 17h
Domingo: 6h30, 8h, 9h30, 18h e 19h30
Confissões (Suspensas devido à pandemia)
De segunda a sábado: 8h às 11h; e 14h às 17h
Batizados (Suspensos devido à pandemia)
Domingo: 11h
Comparecer com comprovante de curso dos pais e padrinhos; certidão de nascimento da criança; taxa de inscrição no valor de R$ 40,00; e autorização da paróquia onde a família participa.
Igreja Matriz de Trindade (GO)
FOTO: Agência Santo Afonso
FOTO: Agência Santo Afonso