Especial

Tradição dos Carros de Boi é ensinada por matriarca da família Fernandes

No interior de Goiás, Maria ensina seus descendentes a devoção e tradição que aprendeu com os seus ascendentes

No interior de Goiás, no município de Damolândia, aproximadamente 70 quilômetros da capital, dona Maria Fernandes ensina netos e bisnetos a devoção ao Divino Pai Eterno e a tradição da peregrinação em Carros de Boi. Anualmente, a família saí da zona rural e segue rumo a Trindade para vivenciar a Romaria.

Desde 1968, a família dedica tempo e amor ao Pai Eterno. Maria Fernandes aprendeu com seus antepassados e afirma que “Ele é tudo na minha vida, é a minha única riqueza”. De lá para cá, a tradição cresceu e chegou à geração atual. Renan Fernandes é neto de Maria e conta que “tudo começou com meu avô, e agora eu e meu irmão vamos para Trindade em Carros de Boi durante a Romaria”.

Desde os sete meses de vida, Renan realiza a caminhada até a Capital da Fé de Goiás. Quando completou 13 anos, passou a tomar conta de um Carro de Boi juntamente com o seu irmão. “E estamos até hoje, minha avó nos ensinou devido termos perdido meu avô e meu pai quando ainda éramos crianças”, conta o devoto.

O forte vínculo de Renan com a avó passou para a filha Mariana, de 8 anos. A pequena ama muito sua avó e explica que “meu nome é a junção do nome das minhas duas avós, Maria e Ana. E eu amo muito, pois ela me conta várias histórias e faz comidas gostosas”.

A família é grande, são 11 netos e 5 bisnetos. E o desejo de todos é que a tradição nunca acabe. Por isso, os ensinamentos que dona Maria transmite, especialmente aos netos, são inestimáveis para a formação do caráter dos membros da família. Renan sente muito orgulho do legado da matriarca, “tudo que ela nos ensinou vai seguir para as próximas gerações. E vai continuar se espalhando”.

No sertão goiano, por volta de 1840, teve início a devoção ao Divino Pai Eterno. Tudo começou quando o casal de agricultores mineiros Constantino Xavier e Ana Rosa se mudou para uma região próxima, onde havia um córrego de água salobra. Lá, eles encontraram o medalhão da Santíssima Trindade coroando a Virgem Maria. Desde então, famílias inteiras passaram a se reunir para rezar o terço em louvor ao Divino Pai Eterno, desejando que essa chama de devoção nunca se apague e continue acesa nas futuras gerações.

 

 


Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.
1 Cometários
  • Onivaldo Covre
    27/7/2023 - 07:08:27

    Muito lindo, quanta saudades, que Deus abençoe todos, amém. 🙏🙏

  • TV Pai Eterno

    Baixe o aplicativo Pai Eterno


    Google Play
    App Store
    © Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno