Especial

TV Pai Eterno presente na Romaria de Muquém

A devoção à Nossa Senhora d’Abadia de Muquém começou com o cumprimento de uma promessa.

FOTO: Agência Santo Afonso

A TV Pai Eterno esteve presente na Romaria de Muquém, em Niquelândia (GO). A festa, que encerra-se nesta terça-feira (16), iniciou-se no dia 5, com Missa Solene que ocorreu no estacionamento da Paróquia Nossa Senhora da Abadia. A celebração foi presidida pelo atual bispo da Diocese de Uruaçu, Dom Giovani Carlos Caldas Barroca.

Durante peregrinação, o missionário redentorista Pe. Welinton Silva visitou devotos no acampamento para o quadro Roda de Conversa, do programa Almanaque Católico. Fiéis tradicionais, a família Baião está presente na festa há mais de 20 anos. “Somos devotos de Nossa Senhora, e todo ano estamos aqui em família recebendo amigos e religiosos durante os 13 dias de festa. Mesmo sendo trabalhoso montar a estrutura, fazemos pelo amor e fé”, diz Pedro Baião Júnior.

São pessoas de todos os lugares do país – muitos chegam a ficar até um mês acampados. Famílias que muitas vezes se veem apenas durante a peregrinação e, mesmo com toda dificuldade, participam para agradecer as bênçãos alcançadas . “Sou de Pirenópolis, venho há quase 40 anos, e quero retornar enquanto Deus me permitir. Peguei Covid, usei três balões de oxigênio e pedi cura a Nossa Senhora. Com a graça alcançada, vim agradecer aos seus pés”, relata Juvenita Machado.

Pe. Welinton visitou também famílias de romeiros que estão presentes desde a década de 20 do século passado. “Sou apaixonado na festa de Muquém, minha família foi uma das primeiras da região. Desde 1925, estamos aqui mantendo a tradição”, informa Reginaldo da Silva Rocha.

Esse ano, o mote da festa foi “Maria acompanha meu regresso à Romaria”, em alusão aos dois anos de interrupção em decorrência da pandemia da Covid-19. A celebração religiosa de 274 anos de existência é uma das mais antigas do país.

A festa venera a imagem de Nossa Senhora d’Abadia e anualmente mobiliza milhares de devotos. A romaria conta com uma tradicional procissão de 45 quilômetros, que leva a imagem da santa de Niquelândia até o vilarejo do Muquém. Após o evento, a imagem retorna para a diocese de Uruaçu.

História

Segundo a história, a devoção à Nossa Senhora d‘Abadia de Muquém começou com o cumprimento de uma promessa. A imagem da santa foi trazida de Portugal e fiéis começaram a rezar em seu nome. Por meio das graças testemunhadas se tornou uma grande romaria em Goiás.

Confira, abaixo, os vídeos na íntegra:

 

 

Deixe o seu Comentário


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site, e podem passar por moderação.

TV Pai Eterno

Baixe o aplicativo Pai Eterno


Google Play
App Store
© Copyright, Afipe - Associação Filhos do Pai Eterno